Na manhã desta terça-feira (9), a Polícia Federal iniciou a Operação Cygnus em Santa Catarina, visando combater o tráfico internacional de animais silvestres.
Noticias relacionadas
Em Jaraguá do Sul, foram executados dois dos seis mandados de busca e apreensão emitidos pela 1ª Vara Federal de Florianópolis, que também ordenou o sequestro de veículos.
A operação também cumpriu dois mandados de prisão, um em Florianópolis e outro em Rodeio, além de seis mandados de busca e apreensão, sendo dois em Florianópolis, um em Angelina, um em Rodeio e dois em Jaraguá do Sul.
As investigações, que começaram em 2022, identificaram um grupo em Santa Catarina que traficava animais silvestres entre Brasil, Argentina e Uruguai. A PF descobriu uma organização estruturada composta por traficantes de animais, suporte logístico, intermediários e compradores em todo o sul e sudeste do Brasil, além da região fronteiriça.
Os investigados realizavam viagens frequentes à fronteira, usando veículos alugados para transportar os animais, tentando assim dificultar as investigações. Um dos suspeitos já havia sido abordado várias vezes em rodovias do sul do Brasil, onde foram registrados termos circunstanciados de ocorrência.
Os envolvidos enfrentarão acusações por crimes ambientais, receptação qualificada e participação em organização criminosa voltada ao tráfico de animais. As penas para esses crimes podem ultrapassar oito anos de reclusão.