O Papa Francisco, de 88 anos, passou a noite tranquila e está descansando, informou o Vaticano nesta segunda-feira (24). No entanto, o estado de saúde do Santo Padre segue crítico devido à pneumonia bilateral que o levou à internação.
Noticias relacionadas
Ainda, conforme o comunicado, desde a noite de sábado “não houve crise respiratória”. Ele segue sob observação médica e recebendo oxigênio por cânulas nasais para auxiliar na respiração.
Nos últimos dias, a preocupação com o estado de saúde do Papa aumentou devido uma crise de asma e a uma queda no número de plaquetas no sangue, associada a um quadro de anemia, o que exigiu transfusão sanguínea no sábado (22). Os médicos também monitoram atentamente sinais de possíveis complicações, como sepse, que pode se desenvolver a partir da infecção pulmonar.
“No boletim de domingo (23) a noite, quando se completaram nove dias de internação, foi informado que “a condição do Santo Padre continua crítica”, mas desde a noite de sábado “não houve crise respiratória”. Os parâmetros sanguíneos apresentam melhora, embora alguns exames indiquem “insuficiência renal inicial leve, que está sob controle”. O Papa continua vigilante, bem orientado, segue recebendo oxigênio, e o prognóstico permanece reservado, considerando a “complexidade do quadro clínico” e a “espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum retorno”, diz o comunicado.