O Papa Francisco não celebrará a tradicional missa de Páscoa no próximo domingo (20), no Vaticano. A decisão foi confirmada pela Santa Sé, que informou que o pontífice ainda se recupera de uma pneumonia bilateral — enfermidade que o deixou hospitalizado por quase 40 dias em Roma. Apesar da leve melhora no quadro de saúde, Francisco continua em tratamento e fisioterapia, principalmente para melhorar a respiração e a mobilidade.
Noticias relacionadas
Segundo a sala de imprensa do Vaticano, o Papa consegue permanecer longos períodos sem auxílio de oxigênio, utilizando o suporte apenas durante a noite ou quando necessário, por meio de cânulas nasais com oxigênio de alto fluxo. Durante esse período de recuperação, Francisco continua despachando da Casa Santa Marta, onde mora.
Para as celebrações da Semana Santa, o Papa delegou a condução das cerimônias a cardeais de sua confiança. Na Sexta-Feira Santa (18), a Liturgia da Paixão será presidida pelo Cardeal Claudio Gugerotti na Basílica de São Pedro, com meditações escritas pelo próprio Papa. A Vigília Pascal, na noite do Sábado Santo (19), ficará a cargo do Cardeal Giovanni Battista Re. Já no Domingo de Páscoa (20), a celebração será conduzida pelo Cardeal Angelo Comastri, arcipreste emérito da Basílica Vaticana.
Apesar de não liderar as missas, a presença do Papa nas celebrações ainda não está totalmente descartada. Desde que recebeu alta hospitalar, Francisco apareceu de surpresa em dois momentos: na missa de Ramos, na Praça de São Pedro, e em uma visita à Basílica de São Pedro, onde rezou por alguns minutos diante do túmulo do Papa Pio X.