Os 37 ministérios de Lula: quando mais é menos

data 19 de julho de 2023

Pouco depois da cerimônia de posse de Lula, o novo governo não perdeu tempo: apresentou uma medida provisória que aumentava o número de ministérios para 37

Pouco depois da cerimônia de posse de Lula, o novo governo não perdeu tempo: apresentou uma medida provisória que aumentava o número de ministérios para 37. O governo Bolsonaro terminou com 23 ministérios. Um número enxuto diante da farra petista de aumentar pastas e cargos, um estilo de governança bem conhecido pelos brasileiros, que sofreram principalmente no governo de Dilma Rousseff.

Em muitos casos na vida, quanto mais, melhor. Mas no caso da gestão de ministérios, podemos afirmar que mais é menos. Bolsonaro fundiu diversas áreas de atuação em uma só, criando os superministérios. O ministério da Economia era uma fusão de Fazenda, Planejamento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços e parte do ministério do Trabalho. Existia uma busca pela diminuição de cargos e a otimização dos trabalhos. E é assim que o Estado deve ser.

Diferente do que vimos nos últimos quatro anos, cada novo ministério irá criar mais estruturas burocráticas, o que pode aumentar a lentidão e a ineficiência do governo. O aumento de ministérios pode levar a um desencontro na criação e execução das políticas públicas, com ministérios diferentes adotando abordagens e prioridades diferentes. Isso pode dificultar a implementação de uma visão de governo unificada e coerente. E não podemos esquecer da questão orçamentária: cada ministério adicionado significa mais despesas para o governo, incluindo salários para os ministros e seus respectivos funcionários.

Votei contra a MP que aumentava o número de ministérios, mas fui voto vencido. O que nos resta, enquanto oposição ao governo, é fiscalizar e cobrar eficiência desses ministérios. E, claro, denunciar todo serviço mal prestado ao povo. Precisamos de um Estado enxuto e operante. Não de uma máquina inchada de funcionários para viabilizar politicagem. Estaremos de olho.

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