Está chegando uma das noites mais aguardadas da programação do Femusc (Festival de Música de Santa Catarina). Com ingressos praticamente esgotados, a apresentação de ópera acontece nesta sexta-feira, 1, a partir das 20h30, no Grande Teatro do Centro Cultural Scar.
Noticias relacionadas
Neste ano, alunos e professores levam ao palco a montagem das obras ‘Os sete pecados capitais’, de Kurt Weill, e Suor Angelica, de Giacomo Puccini. Pela primeira vez no evento, as encenações terão figurinos desenhados exclusivamente para elas. A assinatura é de Marcio Paloschi. Conforme ele, a produção começou em novembro com pesquisas e estudos a respeito do enredo das óperas. ‘Precisei entender o universo particular das histórias e, ainda, pegar a linguagem do diretor’, destaca.
Segundo o diretor-artístico do Femusc, Alex Klein, os espectadores vão se surpreender com o que será encenado. ‘Nosso diretor de cena, Harry Silverstein, tem no currículo mais de 90 produções de 40 óperas em quatro continentes. O que ele está fazendo aqui, no Femusc, é um presente para nós’, enfatiza.
Pouco comuns no Brasil, principalmente, fora do eixo Rio-São Paulo, as encenações operísticas costumam exigir meses de ensaios. Mas, no festival, elas são preparadas com mais de 70 horas de ensaios distribuídas em apenas uma semana. ‘Estamos aqui para fomentar o trabalho de ópera e aguçar o público’, complementa Klein.
Quem não conseguir assistir à apresentação desta sexta-feira, também transmitida, ao vivo, pela internet, ainda tem uma segunda oportunidade de acompanhar o resultado de todo esse trabalho, que envolve mais cem de pessoas, entre orquestra, cantores e equipe de apoio. No sábado, às 13h, acontece a reapresentação das obras. Os ingressos são gratuitos e distribuídos na secretaria da Scar, a partir das 8h desta quinta-feira, 31.
Sobre o Femusc
O Femusc acontece, anualmente, na cidade de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, e, em 2019, chega à sua 14ª edição. Considerado o maior festival-escola da América Latina, o evento reúne alunos de todo o mundo que, em aulas e concertos, podem dividir o palco com alguns dos professores mais virtuoses da atualidade. O evento tem patrocínio da Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal por meio da Lei Rouanet, da WEG e Zanotti e apoio do Grupo Lunelli, Duas Rodas, Urbano, Berneck, Grupo Menegotti, Monitor – Britannia e Philco, e Clinipam. Também possui apoio institucional da Católica SC, 29 Horas, Menezes Niebuhr Advogados Associados e Prefeitura de Jaraguá do Sul. Saiba mais acessando www.femusc.com.br ou no www.facebook.com/femusc e instagram/femusc.