Considerado o maior acidente envolvendo incêndio de veículos do Estado de Santa Catarina, o caso do caminhão-tanque carregado de etanol que tombou e explodiu no KM 233,7 da BR-101, em Palhoça, na Grande Florianópolis, neste domingo (6), segue trazendo questionamentos.
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O que aconteceu?
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o fogo atingiu 21 carros pequenos e três carretas, além de vegetação às margens da pista. Até o início da noite, ainda haviam focos de rescaldo nos caminhões, com exceção da carreta que transportava etanol, cujo incêndio foi controlado no final da tarde.
Cinco pessoas foram socorridas com queimaduras de 1°, 2° e 3° graus, especialmente nos membros superiores e inferiores. As vítimas foram atendidas por ambulâncias do SAMU, da Autopista Litoral Sul e da UPA da Pinheira.
Duas das vítimas conversaram, com exclusividade para o Portal SCC10, e falaram sobre os momentos de desespero.
Na última atualização antes da liberação da rodovia, que ficou bloqueada nos dois sentidos, já haviam 19 quilômetros de fila no sentido sul (Porto Alegre) e 12 quilômetros no sentido norte (Curitiba).
Com o bloqueio, duas rotas alternativas à BR-101 foram divulgadas. A SC-435, passando por Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, saindo em Tubarão via SC-370 e a SC-108, passando por Anitápolis, Santa Rosa de Lima, saindo em Braço do Norte, seguindo em direção a Tubarão via SC-370.
Ambas as rodovias são, em sua maioria, de estrada de chão batido. As prefeitas de Santa Rosa de Lima e Anitápolis comentaram sobre a necessidade urgente de asfaltar a rodovia.
Já o governador Jorginho Mello, cobrou do Governo Federal, uma posição a respeito das obras do túnel do Morro dos Cavalos, que desde 2007 se arrasta e até agora não teve solução. “Vou ser chato no tema, mas já passou da hora do Governo Federal resolver o túnel da região!”. Quando falo em assumir rodovia federal é por conta disso: negligência e demora para uma solução na região!”
Fonte: SCC10