Santa Catarina enfrenta uma semana de intensas mudanças climáticas, começando com uma frente fria que traz tempestade, frio intenso e riscos elevados de alagamentos.
Noticias relacionadas
Confira a previsão
Devido a atuação de instabilidades atmosféricas combinadas à passagem de uma frente fria pelo estado, o domingo (28) será com tempo instável durante todo o período, com condições para pancadas de chuva esparsas ao longo do dia e para temporais isolados acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, que ganham intensidade entre a tarde e à noite, principalmente no Oeste e em áreas de divisa com o RS, devido a influência da frente fria.
O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos pontuais e destelhamentos. O vento sopra fraco de quadrante norte ao longo da manhã, virando de sul a partir da tarde em todas as regiões. No amanhecer, as temperaturas variam entre 8 e 15°C na maioria das regiões, com as temperaturas mais baixas se concentrando nos planaltos. À tarde, as temperaturas variam entre 19 e 24°C no Planalto Sul, no Litoral Sul, no Alto Vale e na Grande Florianópolis e oscilam entre 22 e 29°C nas demais áreas. Mar calmo, com ondas de direção sul e alturas entre 0,5 e 1,0m em toda a costa catarinense.
Segunda-feira (29)
Na segunda-feira (29), a frente fria segue atuando em todas as regiões do estado, mantendo a condição para chuvas pontualmente intensas e temporais ao longo de todo o dia. Entre a tarde e à noite, com o deslocamento do sistema, o tempo já começa a estabilizar no Oeste e no Extremo Oeste em em alguns pontos das áreas de divisa com o RS.
O risco é moderado para ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais. Nesta segunda-feira (29), as temperaturas máximas serão registradas no amanhecer na maior parte do estado, e variam entre 9 e 17°C por SC, chegando aos 20°C no Litoral Norte no início da tarde. Ao longo do dia, à medida que a frente fria avança, as temperaturas entram em declínio, e em função disto as mínimas ocorrem no final da noite e marcam entre 3 e 10°C do Extremo Oeste aos planaltos, variando entre 9 e 15°C na Grande Florianópolis Litorânea, no Vale do Itajaí e no Litoral Norte.
O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas ao agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares e ao desconforto térmico (hipotermia). Com a atuação deste sistema, o vento médio sopra com velocidades entre 20 e 30 km/h, chegando pontualmente aos 40 km/h e são esperadas rajadas de vento de até 70 km/h na faixa litorânea, o risco relacionado aos ventos intensos é baixo a pontualmente moderado. A agitação marítima vai aumentando ao longo do dia, com o mar ficando agitado, com ondas de sul, alturas entre 2,0m e 2,5m e picos de até 3,0m em toda a costa catarinense. O risco relacionado à agitação marítima é moderado.
Terça-feira (30)
Na terça-feira (30), a frente fria segue se afastando do estado, mas o tempo ainda se mantém mais encoberto e com chance de chuva a qualquer hora do dia do Centro ao Leste do estado, principalmente nas áreas de divisa com o Paraná do Planalto Norte e do Litoral Norte, nas demais regiões o dia será com sol e variação de nuvens.
O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas. O vento sopra fraco a moderado, predominante de nordeste no interior do estado na maior parte do dia, e variando de sul a nordeste no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 45 km/h do Extremo Oeste ao Planalto Sul ao longo do período. As mínimas ficam entre 0 e 6°C nos pontos mais altos da Serra, marcam entre 10 e 15°C na ilha de Florianópolis, no Baixo Vale e no Litoral Norte e variam entre 6 e 11°C no restante do estado. À tarde, as temperaturas oscilam entre 9 e 15°C no Meio-Oeste, nos planaltos, na Grande Florianópolis Serrana e no Alto Vale e marcam entre 15 e 21 °C nas demais áreas.
Quarta-feira (31)
Na quarta-feira (31), o tempo volta estabilizar em todas as regiões do estado, mas segue com a presença de bastante nebulosidade nas áreas do Centro ao Leste Catarinense. Na quinta-feira (01), o sol volta a predominar em Santa Catarina e as temperaturas voltam a subir à tarde.