O que esperar do mercado imobiliário em 2024?

data 1 de abril de 2024
autor

Crédito: Drazen Zigic - Freepik

A compra de um imóvel está entre as principais metas da população catarinense.

Tanto como objetivo de vida, quanto como estratégia de investimento, a aquisição de um imóvel deve permanecer como uma das prioridades para muitos brasileiros em 2024. Com a continuidade da tendência de redução na taxa básica de juros e a estabilização da demanda no mercado imobiliário, este ano promete ser propício para investimentos no setor. Um estudo conduzido pela empresa de pesquisa e consultoria Brain Inteligência Estratégica revelou que 37% dos brasileiros têm a intenção de adquirir um imóvel nos próximos dois anos, conforme levantamento realizado em novembro de 2023. Por sua vez, destaca a ABRAINC que quanto maior o nível de renda do comprador, maior o interesse na compra de um imóvel como investimento para locação ou venda futura.
Voltando os olhares ao cenário estadual, uma pesquisa realizada pela Fecomércio/SC observou que a compra de um imóvel está entre as principais metas da população catarinense para 2024. Santa Catarina se destaca em quinto lugar no ranking dos Estados com maior renda média no Brasil, o que evidencia uma parcela significativa da população com capacidade financeira para investir em propriedades imobiliárias. Segundo os dados levantados, cerca de 40,84% dos catarinenses têm a intenção de adquirir um imóvel nos próximos seis meses.
Dentre esses potenciais compradores, as preferências se dividem entre diferentes tipos de propriedades: 20,5% têm interesse em casas, 7,88% em terrenos, 6,27% em apartamentos, enquanto 6,19% ainda não decidiram o tipo de imóvel a ser adquirido.
Os números refletem não apenas uma demanda robusta no mercado imobiliário catarinense, mas também um interesse diversificado por parte dos consumidores, abrangendo diferentes segmentos. De modo geral, é possível notar uma distinção entre os perfis dos compradores de imóveis para moradia e os investidores. Em sua maioria, os compradores que buscam imóveis para residir são mais jovens, com cerca de metade deles (49%) situados na faixa etária entre 25 e 44 anos. Além disso, destacam-se também os consumidores com idades entre 55 e 64 anos (24%) e de 45 a 54 anos (15%).
Quanto ao gênero, os dados revelam que 56% dos compradores são homens, enquanto 44% são mulheres. Em termos socioeconômicos, esse grupo se caracteriza por uma atividade econômica significativa, com 74% deles inseridos no mercado de trabalho. A maioria demonstra um poder aquisitivo elevado, com predomínio das classes A e B. Essas informações são provenientes da pesquisa Target Group Index, do Kantar IBOPE Media.
Quando analisadas as principais razões para a escolha do imóvel, tanto casa quanto apartamento apresentam muitas semelhanças, especialmente devido à preferência dos catarinenses por espaços mais amplos e com maior número de cômodos. Os fatores determinantes na decisão de adquirir uma casa, em ordem de importância, são: preço, localização e o bairro residencial. No caso dos apartamentos, os elementos mais preponderantes são, respectivamente: preço, localização e a disponibilidade de três ou mais dormitórios. No entanto, as condições de financiamento exercem um impacto consideravelmente maior para os potenciais compradores de apartamentos, estando entre os cinco principais motivos. Por sua vez, para aqueles que pretendem adquirir uma casa, o financiamento figura apenas como o nono fator mais relevante na tomada de decisão.
Diante da expectativa de liberação de uma demanda reprimida e do constante crescimento do mercado imobiliário, o ano de 2024 deverá se apresentar como um período importante, com um verdadeiro potencial para a revitalização do setor, especialmente em Santa Catarina. Com uma trajetória consolidada e profundo conhecimento do mercado local, a Engetec está preparada para liderar e contribuir para esse movimento de expansão. Nossa expertise e inteligência de mercado estão à total disposição para auxiliar suas atividades no mercado imobiliário ao longo deste ano promissor.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia