O TDAH é um transtorno no desenvolvimento do autocontrole. Consiste em problemas no tempo em que a pessoa consegue sustentar a atenção e no controle dos impulsos e do nível de atividade. Isso se reflete num comprometimento da vontade ou da aptidão da criança, adolescente ou adulto para controlar seu comportamento em relação à passagem do tempo, tendo em mente suas metas e consequências futuras.
Não é causado por uma falha dos pais em disciplinar o filho ou criá-lo de modo adequado, não é uma questão apenas de desatenção e hiperatividade, não é só um estado temporário que será superado na maioria dos casos, nem sinal de alguma falha moral da pessoa.
TDAH é um transtorno real e com muita resistência de pais e familiares em aceitar esse diagnóstico, pois a pessoa não apresenta nenhum sinal exterior de que há algo errado e nem ao menos marcador biológico (exame de sangue) que o confirme. Apresentam-se saudáveis, inteligentes, criativos e, mesmo assim, as pesquisas já mostram que há uma imperfeição no cérebro que causa a movimentação constante, o escasso controle dos impulsos, a dispersão e comportamentos compreendidos como intoleráveis em crianças, jovens e adultos com TDAH.
Portanto, estamos falando de um transtorno de ordem neurobiológica de causas genéticas que afeta, dentre outras, as funções cognitivas (memória, percepção, linguagem e atenção), as funções executivas (raciocínio, planejamento, tomada de decisões, solução de problemas, autocontrole e monitoramento), as funções emocionais, psicológicas e bioquímicas.
Continuamos no próximo mês. Até lá!
Cuide-se!
Noticias relacionadas
O prefeito de Jaraguá não gostou nadinha de ser comparado com o novo Papa

Faltam poucos dias para o Seminário Estadual sobre Fibromialgia em Santa Catarina

Pelo meu fio vermelho fiquei sabendo que tem um político na região com só 6 anos de carreira que já está vivendo como se tivesse herdado um castelo europeu
