O que é o CNIS?

data 3 de junho de 2024

Documento é o mais importante para a sua aposentadoria.

O extrato CNIS é um dos documentos mais importantes em um processo de benefício no INSS, porque é a partir dele que os servidores fazem a análise do seu pedido. Por isso, é importante que ele sempre esteja regularizado, para evitar que o seu requerimento seja indeferido por alguma pendência que deveria ter sido resolvida.
O extrato CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) é o documento mais importante para a sua aposentadoria?
Apesar da relevância, ainda há muitas pessoas que não o conhecem e tem dúvidas de como consegui-lo, por isso não o conferem.
Quando requerem a aposentadoria ou outro benefício, é muito comum o INSS indeferir o pedido por alguma pendência apresentada no CNIS ou com base em uma informação que não corresponde com a realidade.
O segurado não entende o motivo e, por vezes, sequer chega a saber que o extrato previdenciário foi o problema.
O bom é que essas pendências e divergências de informações podem ser resolvidas antes, evitando muita dor de cabeça na hora de se aposentar.

O que é extrato CNIS?
O extrato CNIS é um banco de dados que possui informações a respeito do segurado e o extrato, também chamado de extrato previdenciário, é a impressão das informações que contém no documento.
O objetivo da base de dados é coletar e reunir informações trabalhistas/previdenciárias que resumam a vida do cidadão, para ser usado pelo segurado e pelo INSS ao analisar um requerimento de benefício.
No extrato são registrados dados cadastrais básicos de cada segurado, como:

  • Nome;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe;
  • NIT.

Quando cadastrados, o CNIS é identificado por um número NIS – Número de Identificação Social.
Esse cadastro pode ser realizado por diversos órgãos da administração pública (Caixa, Banco do Brasil, Receita Federal, INSS, entre outros). Por isso, todos nós podemos ter mais de um registro, o que ocorre com bastante frequência.
Por sua vez, o NIS recebe outros nomes, a depender do órgão que te cadastrou.
Você precisa saber exatamente o que cada informação representa no CNIS para depois saber o que fazer com elas.

As informações principais são:

  • Vínculos trabalhistas;
  • Remunerações e contribuições;
  • Segurados especiais;
  • Indicadores.

Qual a importância do extrato CNIS?
O extrato CNIS é de suma importância. É a partir dele que o servidor do INSS faz a análise do benefício. Portanto, se as informações não estão regularizadas, o INSS pode indeferir o seu pedido.
Ainda, uma forma de usar o extrato é para acompanhar se as suas contribuições, retidas pelo empregador, estão sendo devidamente repassadas à Receita Federal. Ou até mesmo se o próprio autônomo está contribuindo corretamente.
E é com ele que é possível importar as informações para outros sistemas, fazendo o Planejamento Previdenciário.
Dessa forma, o CNIS é um dos documentos mais valiosos para a aposentadoria do contribuinte da Previdência Social.
O segurado deve prestar atenção, pois mesmo pegando o extrato no INSS pode haver pendências, e essas pendências devem ser corrigidas. É importante que você acesse frequentemente seu extrato para manter tudo certinho.
Por isso, é importante que ele sempre esteja regularizado, para evitar que o seu requerimento seja indeferido por alguma pendência.

Brian da Silva
Advogado – OAB/SC 63.721
Pós-Graduando em Direito Previdenciário.
[email protected]

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia