Noticias relacionadas
Impressiona o tamanho da tragédia no Rio Grande do Sul. E Santa Catarina frequentemente sofre com as cheias. A prevenção continua sendo uma grande dificuldade dos governos?
Que tristeza. Mais uma vez tivemos a prova de que precisamos ter investimento constante e eficiente em prevenção. O mundo mudou, o aquecimento das temperaturas é realidade. As catástrofes climáticas estão acontecendo com mais frequência e, se nada for feito, serão cada vez maiores.
Temos que ter políticas públicas eficientes de prevenção e de proteção ao meio ambiente. Se não dá para evitar tudo, com certeza dá para amenizar bastante os impactos.
Obra de prevenção não costuma dar votos, mas político com responsabilidade sabe que tem que fazer e fazer sempre.
Jaraguá do Sul hoje está muito mais segura contra as enchentes?
A gente sabe que enchente pode acontecer, não temos como evitar. Mas o que fizemos foi garantir que os impactos serão menores. São mais de 100 obras realizadas. Fizemos a Via Verde, recuperamos a mata ciliar. Investimos em saneamento básico, na coleta do lixo reciclável, trocamos tubulação.
Fizemos o desassoreamento dos rios, aumentamos a fiscalização. E isso precisa ser feito sempre. Isso quer dizer que nenhuma enchente vai acontecer? Não. Isso quer dizer que, se acontecer, nós estaremos mais preparados e os impactos serão menores. Outra coisa que eu falo sempre: a gente precisa cuidar do meio-ambiente. Não é ser eco chato, é ser responsável.
Sobre o viaduto da BR-280, no Guamiranga. Há reclamações de desnível na pista. Assim como sobre a obra na SC-108.
A abertura do viaduto marcou uma etapa importante da obra, um investimento de R$ 30 milhões. Os desníveis estão sendo corrigidos. Obra pública tem que ter qualidade, nós temos que cobrar e acompanhar. Mas também temos que reconhecer que estamos recebendo investimentos fundamentais para melhoria da infraestrutura. Não é da maneira como desejávamos, com a eficiência e rapidez que gostaríamos, mas estamos avançando e vamos avançar ainda mais.
Sobre a SC-108, essa era uma demanda bastante antiga. A obra foi iniciada e durante a obra é natural haver incômodo, faz parte. Estamos acompanhando e vamos cobrar.
Sobre eleição, qual a expectativa do MDB em Jaraguá do Sul?
O MDB de Jaraguá do Sul é feito de gente séria, temos resultado para mostrar. O prefeito Jair está fazendo um ótimo trabalho, com entregas muito importantes. Vamos ainda montar a aliança. Também queremos fazer de cinco a seis vereadores.
Tem muitos projetos que ainda precisam ser finalizados e ter alguém como o Jair no comando da prefeitura é importante. Com equilíbrio, seriedade, resultado, ética e gestão. Porque a política não é feita de videozinho de internet. É a realidade que importa. É quem entrega, quem é correto, quem tem história. Queremos uma Jaraguá do Sul cada vez melhor, preparada para os novos desafios.