O poder de influenciar para o bem

data 20 de dezembro de 2024
autor

Crédito: Hermann Image

Há cinco anos seguindo carreira como digital influencer, Viviane Sapelli agradece todas as bênçãos que tem recebido em sua vida e sonha ampliar ainda mais o alcance desse trabalho, promovendo conteúdos que edifiquem e ajudem os seus seguidores.

Afetar/influenciar pessoas sempre esteve no DNA de Viviane Sapelli. Talvez ela mesma não tenha se dado conta disso, mas a jaraguaense que neste mês comemora 47 anos de idade é destaque por onde passa desde a infância e tem o poder de mudar vidas à sua volta desde muito tempo antes de a profissão de digital influencer existir – e até mesmo da internet chegar ao Brasil! Hoje ela ganha a vida no meio digital representando profissionais e empresas, e usando sua imagem para inspirar e motivar os mais de 27 mil seguidores que possui no Instagram. O que talvez nem todos saibam ou se recordem é que seu talento foi revelado precocemente, aos nove anos de idade, em um festival da canção municipal em Jaraguá do Sul.
“Aos cinco anos de idade eu já usava uma embalagem de desodorante como microfone e cantava músicas da Xuxa pela casa”, diverte-se contando. Mais tarde, mesmo desacreditada pelo pai, conquistou o segundo lugar em um Festival da Canção e seguiu em frente. Até que, aos 14 anos, ingressou de fato no mundo artístico, gravando um disco sertanejo. Ao longo de sete anos, apresentou-se em diversas cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Participou de programas de TV regionais e também em SP e chegou a fazer 34 shows em um único mês. Abandonou a carreira, no entanto, no auge do sucesso para formar sua família e servir a Deus.
Foi nessa época que teve seu “encontro com o Senhor”, como gosta de chamar. De origem humilde, Viviane conseguiu dar aos pais uma casa melhor, um carro e mesmo assim não teve medo de jogar tudo para o alto na fé de que “Deus iria honrar tudo aquilo que abriu mão, conforme a promessa Dele”. “Eu não tinha faculdade nem profissão, mas em momento algum tive receio de fazer aquilo. Consegui mudar um pouco a vida dos meus pais através da música, mas senti que era hora de trilhar novos caminhos”, conta.
Nesse período de redescobertas, aventurou-se em diferentes universos. Trabalhou em lotérica, foi candidata a vereadora (uma das suplentes na época) e se encontrou na corretagem de imóveis pelo período de 12 anos. A música, porém, seguiu latente. Até que anos depois descobriu o Smule, uma espécie de karaokê virtual onde você pode cantar com pessoas do mundo inteiro e unir partes das músicas cantadas por você com vozes de artistas renomados. A brincadeira deu tão certo que sem muita demora conquistou mais de 700 mil seguidores na plataforma e lembranças que transformaram para sempre a sua vida, como o dia em que dividiu os vocais da música gospel “Faz um milagre em mim” com um senhor que estava decidido a pôr fim em sua própria vida, mas através de suas palavras de alento foi capaz de desistir da ideia.
Ou ainda quando suas collabs fizeram tanto sucesso que foram parar nas páginas de artistas famosos, como a dupla Maiara e Maraisa, João Neto e Frederico, Matheus e Kauan e o grupo Sorriso Maroto. Mas o ponto chave mesmo veio quando o aplicativo promoveu no ano de 2018 um concurso mundial de karaokê. “Jamais imaginei ganhar, nem nos meus maiores sonhos isso seria possível. Mas Deus realiza sonhos e se for da vontade Dele tudo se concretiza”, crê.  Desde pequena sonhava algum dia conhecer Veneza, na Itália. Com o valor do prêmio, além de ir para lá, pode conhecer Paris, Londres, Madri e Lisboa. Casada há 26 anos e mãe de dois filhos – todos unidos pela fé –, creditaram a Deus mais essa conquista. Assim como a nova mudança de rumo, esta profissional, que viria logo mais.

Descobrindo um universo completamente novo
“Houve um momento em que pedi que Ele mostrasse o caminho que eu deveria seguir, que o Senhor escolhesse minha nova profissão. Então, durante visita a uma pequena igreja no bairro Guamiranga, em Guaramirim, recebi uma profecia dizendo que dentro de sete dias eu conheceria minha nova profissão”, recorda, emocionada. Findado o prazo, recebeu em seu espaço de mensagens no Instagram o convite para representar algumas marcas. “Eu sequer sabia mexer nessa rede social. Não sabia editar vídeos, nem entendia nada de métricas, não sabia nem o que era uma digital influencer”, diverte-se.
Temente a Deus e tendo um bom feedback dos contratantes – “apenas seja você mesma” –, buscou se capacitar investindo em cursos e equipamentos. Hoje, cinco anos depois, tira de letra e montou um estúdio de gravação para melhorar a qualidade do seu conteúdo.
No primeiro ano alcançou 45 empresas e algumas se mantém fiéis até hoje. Viviane tenta administrar esse corre-corre da melhor forma possível e tem ao seu lado o marido e braço direito Hilciney, mais conhecido como Alemão, apelido inclusive dado por seus seguidores. Perfeccionista e exigente, se cobra muito e admite que precisaria de mais pessoas em sua equipe, mas esse não é o momento. Dando um passo de cada vez, seus sonhos para o futuro envolvem seguir ajudando e influenciando. “Quero, através da minha página e do meu trabalho, ser canal de benção na vida das pessoas e proporcionar a elas coisas boas. Também gostaria de atuar mais fortemente em prol das causas sociais e, se for da vontade do Senhor, quem sabe algum dia apresentar um programa regional¨ diz, deixando em aberto os planos e projetos.

Siga no Instagram: @vivianesapelli .

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia