O papel do consultor de investimentos no crescente mercado de luxo

Profissional enxerga oportunidades e chance de agregar valor ao negócio.

O Brasil possui atualmente 239 bilionários, segundo revelou a lista Forbes de Bilionários 2024. São Paulo concentra 97 dos nomes ultra ricos nacionais, enquanto o Rio de Janeiro surge em segunda colocação, com 36 participantes na lista. Santa Catarina, por sua vez, já ocupa o terceiro lugar, com 34 pessoas. E de acordo com previsões do Global Wealth Report, do Credit Suisse, também o número de milionários brasileiros deverá ter um aumento de 115% até 2026, superando de longe a média global estimada em 40%. Uma expectativa promissora que favorece ainda mais o momento positivo do mercado de luxo nacional, criando um senso de pertencimento a uma comunidade exclusiva de novos consumidores de perfil elevado.
Segundo o relatório “Consumer Market Outlook” do Statista, o mercado de bens de luxo no Brasil deverá crescer a uma taxa anual de 5,4% até 2027. O maior avanço é sobre o segmento fashion, seguido de perto pelo mercado imobiliário, um setor que em Santa Catarina cresce em franco desenvolvimento especialmente nas regiões da serra e no litoral, áreas que têm atraído grandes fortunas em busca de propriedades de altíssimo padrão.
Diante desse cenário, é importante saber interpretar os dados e compreender as nuances desse público high ticket. São consumidores que exigem personalização em cada detalhe e valorizam a experiência como o verdadeiro produto. Suas jornadas de consumo são contínuas e sofisticadas e cada decisão de compra reflete um desejo por algo único, que justifique o preço. Por isso, ao trabalhar com esse mercado, o foco deve estar na entrega de valor agregado, exclusividade e cuidado – fatores que vão muito além da etiqueta.
Nesse ambiente dinâmico e complexo, é natural que muitos clientes busquem apoio profissional antes de decidir como e onde investir. Como consultor de investimentos e especialista em gestão patrimonial no mercado de alto luxo catarinense, vejo meu papel como um facilitador estratégico. Com mais de duas décadas de experiência no mercado imobiliário, minha missão vai além da intermediação de negócios: eu ofereço orientação detalhada e personalizada, ajudando meus clientes a tomar decisões mais informadas e alinhadas aos seus objetivos.
Meu trabalho exige uma análise cuidadosa do perfil de cada investidor, considerando metas, tolerância ao risco e horizonte de tempo. Isso inclui estar sempre atualizado sobre as oportunidades de mercado e as tendências globais. Costumo dizer que é preciso ter uma visão sistêmica para antecipar movimentos e oferecer recomendações assertivas. Para isso, estudo continuamente as engrenagens que movem o mercado, criando estratégias que maximizem os retornos e preservem o patrimônio dos meus clientes.
Além de prestar esse suporte estratégico, também auxilio nas etapas mais práticas das negociações, como a tradução de burocracias e a estruturação de transações complexas. A decisão final sempre será do cliente, mas minha função é garantir que ele tenha todas as informações e ferramentas necessárias para fazer escolhas confiantes e alinhadas às suas ambições.
O que torna meu trabalho particularmente gratificante é a relação de confiança que construo com minha clientela. Muitos deles são recorrentes, voltando para novas compras ou consultorias, o que é um reflexo do valor percebido em um serviço altamente personalizado e embasado. No mercado de luxo, mais do que vender produtos ou serviços, trata-se de criar conexões significativas e entregar experiências que transcendam o óbvio.
Essa perspectiva pessoal e profissional me permite navegar nesse cenário de crescimento do mercado de luxo brasileiro com clareza e propósito. Enxergo cada oportunidade como uma chance de agregar valor real e duradouro, conectando pessoas a investimentos que façam sentido para suas vidas. Afinal, no luxo, como em qualquer segmento, o sucesso está na soma de estratégias bem planejadas e execução impecável – sempre com um toque de exclusividade que faça a diferença.

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