O nome por trás do Festival de Cinema de Jaraguá do Sul

data 23 de julho de 2024
autor

Crédito: Marcelo Luis

Em uma nova fase muito mais profissional, evento chega à 7ª edição graças à persistência e teimosia do seu idealizador, o argentino radicado no Brasil, Isaac Huna.

Marcada para ocorrer de sete a 12 de outubro no teatro da SCAR, a 7ª edição híbrida do Festival de Cinema de Jaraguá do Sul entra em nova fase após vencer edital de premiação da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura. Com isso, o evento idealizado pelo produtor independente, desenhista e produtor editorial Isaac Huna ganha novos contornos e dá um passo à frente no seu objetivo principal, que é despertar o público da região para o audiovisual e, futuramente, criar um novo polo de produção fora do eixo Rio-São Paulo.
Natural de Mendoza, Isaac chegou na cidade em 2016 e desde então seu espírito inquieto arquitetava maneiras de movimentar a cultura local. E foi durante conversa informal com o arquiteto jaraguaense, Ronaldo de Lima, que nasceu o festival. “A ideia era formar público e fomentar a produção audiovisual, assim como movimentar o turismo na região oferecendo uma nova opção de entretenimento”, conta. Como diferencial, o evento surgia valorizando produções independentes de todos os formatos e gêneros, com a temática livre, atraindo já no primeiro ano, 280 inscritos nas modalidades curta-metragem, média-metragem, longa-metragem e videoclipe, número que tem crescido ano a ano. 
O objetivo macro, que é criar um novo polo de produções, ainda esbarra na falta de profissionais qualificados e infraestrutura para as filmagens. Isaac chegou a produzir o curta “Limite Mortal” na cidade, mas sonha com algo mais trabalhado no futuro. Um desafio que está longe de ser impossível. Com muita persistência e teimosia, ele nunca desistiu do projeto, mesmo organizando as seis primeiras edições sem nenhum recurso, apenas na base do apoio e de parcerias da iniciativa privada e cultural.
As três primeiras edições foram co-realizadas com a Secel, da prefeitura, com incentivo da Secretária Natália Petry. Já a 6ª e a 7ª edições tiveram como realizadores o Instituto CAI (Centros de Artes Integradas), de Jaraguá do Sul.
“De início, pouca gente acreditava no festival, mas ele cresceu, recebendo a participação de filmes nacionais importantes e internacionais. Tenho certeza de que ele tem ajudado a formar platéia na cidade. E mais quando ele se tornou também online”, destaca. Isaac também adianta: “neste ano, com recursos assegurados, iremos investir em grandes palestrantes e workshops, além de diversificar as atividades culturais”.

Contato:
fest.cinemajaraguadsul@gmail.com
@festivalcinemadejaragua
Whats: (11) 99838 2468
CAI: (47) 98458 2730

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});