Há pouco tempo era tabu falar sobre o uso medicinal da Cannabis pela associação negativa com as drogas. Isso mudou quando, entre os produtos extraídos da cannabis, a ciência descobriu um que traz muitos benefícios para a saúde e a qualidade de vida de muitas pessoas, que é o canabidiol.
Esses medicamentos podem ser usados como uma forma de complementar ou proporcionar tratamentos eficientes para quadros como doenças crônicas, doenças degenerativas ou para o alívio de dores de modo geral. Em 2015, a Anvisa autorizou o seu uso no Brasil e a venda dos medicamentos à base de canabidiol passou a ser permitida em nosso país.
Quando extraído da planta, ele é completamente separado das substâncias que provocam efeitos psicoativos. Logo, o canabidiol não altera o comportamento do paciente como acontece com o uso recreativo da cannabis.
Portanto, o tratamento é seguro, não causando dependência. Seus efeitos colaterais são menores do que os de algumas medicações tradicionais. Por exemplo, o tratamento com canabidiol para casos de transtorno de ansiedade proporciona menos efeitos colaterais e não gera a mesma dependência química ocasionada pelos ansiolíticos.
Entretando, isso não significa que ele vá substituí-los, mas sim ser um aliado. Em muitos casos, os pacientes se tornam resistentes aos ansiolíticos e precisam usar doses muito elevadas para o tratamento ter efeito. O canabidiol permite a redução das doses dos ansiolíticos e complementar a terapia com a nova medicação.
Santa Catarina já disponibilizava gratuitamente pelo SUS o canabidiol (CBD) para o tratamento de três epilepsias graves: Síndrome de Dravet, Síndrome de Lennox-Gastaut e Complexo de Esclerose Tuberosa. Recentemente, também aprovamos na Alesc a Lei 19.136, da qual fui relator, e na qual consegui incluir a autorização para que o CBD possa ser prescrito para o tratamento de qualquer doença ou condição, desde que devidamente autorizado por médico habilitado.
Para garantir um atendimento seguro e eficaz, nossa Comissão de Saúde da Alesc aprovou a realização de eventos regionais de capacitação para a prescrição de medicamentos à base de canabidiol, voltados a médicos e demais profissionais de saúde do Estado.
Pessoas com autismo, epilepsia, doença de alzheimer, fibromialgia, doença de parkinson, ansiedade, insônia, câncer, esclerose lateral amiotrófica, entre muitas outras condições poderão se beneficiar com esse medicamento, aliviando seu sofrimento.
Sem dúvida nenhuma, uma grande conquista para a saúde pública de Santa Catarina.
Um abraço e vamos em frente!
Por: Dr. Vicente Caropreso – médico e deputado estadual