Novos horizontes para Schroeder

data 19 de setembro de 2023
autor

Crédito: Hermann Image

Às vésperas de comemorar mais um aniversário, Schroeder luta para superar desafios políticos e econômicos. No comando do paço municipal há poucos meses, Lauro Tomczak apresenta grandes obras e projetos que irão beneficiar a comunidade.

Eleito vice-prefeito em 2020, Lauro Tomczak se sentia confiante no resultado das urnas e preparado para assumir o cargo, já que avaliou com cuidado os prós e contras de entrar para a vida pública antes de aceitar o convite para concorrer às eleições para o Executivo. O que ele não esperava, no entanto, era assumir o poder em caráter definitivo de forma abrupta após o afastamento do ex-prefeito Felipe Voigt. Em um ano de queda na arrecadação por conta da retração econômica em todo o país, Lauro saiu na vantagem por ter sido desde o início do mandato um vice atuante e inteirado a respeito dos principais problemas e demandas da população. Fato que não diminui o desafio, mas o alegra muito em suas próprias palavras.

“Muitas coisas estão acontecendo simultaneamente. Obras importantes para a cidade começam a sair do papel e vejo que mesmo fazendo um trabalho de formiguinha estamos conseguindo entregar muitas estruturas que melhoram o dia a dia dos contribuintes”, diz. Entre as obras que fazem Lauro se orgulhar está a ponte sobre o Rio São José. Orçada em R$ 13 milhões, ela já está em execução e, quando pronta, irá contribuir para desafogar o trânsito no centro da cidade, funcionando como uma rota alternativa. Tem ainda o investimento de R$ 1,8 milhão em um reservatório de água com capacidade para 750 mil litros que promete amenizar os problemas de abastecimento especialmente nas localidades de Rio Hern e Schroeder 1, onde a abertura de novos loteamentos exige esse tipo de preocupação, e  melhorias na subestação de energia. “Temos tido diversas reclamações relacionadas à queda, bem como um levantamento do prejuízo que isso causa às residências e, especialmente, às empresas. Tornou-se uma prioridade do nosso governo”, explica.

Também foram entregues diversas obras de revitalização em prédios públicos, como reformas, trocas de piso e ampliações em escolas e centros de educação infantis, assim como a área da saúde recebeu atenção especial, incluindo melhorias na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), compra de um aparelho de Raio X e de ultrassom, a criação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), assim como a promessa de zerar a fila de espera por especialistas na cidade. “É como se eu tivesse 20 mil filhos”, fala, fazendo referência ao número de habitantes que a cidade possui faltando pouco menos de um mês para celebrar seus 59 anos de emancipação, no dia três de outubro.

Crucial para todas os municípios, a área da saúde tem importância na vida pessoal de Lauro. Enfermeiro no início de sua carreira profissional, migrou para o comércio no ramo farmacêutico, onde atua há mais de 40 anos. Hoje os filhos comandam o negócio, mas ele recorda com carinho o cuidado em cada atendimento e o reconhecimento que recebia dos clientes. Há quatro décadas faltavam profissionais de saúde na região e o acesso à Jaraguá do Sul era complicado. Sendo assim, o hoje prefeito era como um médico da cidade, aquele com quem as pessoas buscavam aconselhamento e dicas de como acabar com o problema de saúde que lhes afligia.

“Foi assim que me tornei conhecido por aqui e acabei despertando a atenção de políticos para somar ao partido”, recorda. E apesar do interesse em embarcar nesse desafio, já que na infância teve uma vivência ao lado do pai fazendo campanha para outros candidatos, preferiu colocar o pé no freio, estabelecer bem os seus negócios e a relação com a família para, só assim, apostar no desafio. Ele detalha um pouco mais esse período: “na época, o Partido Progressista queria que eu disputasse como prefeito em uma chapa pura, mas preferi entrar como vice de alguém experiente para aprender, já que não era desse meio”, recorda.

Hoje, porém, o pensamento é outro. “Temos que pensar na continuidade das obras e projetos. Gosto de circular pela cidade e há muito a ser feito. Fora que existe a relação que construímos com demais esferas da política para conseguir emendas e liberar recursos necessários para seguir trabalhando”, analisa. Segundo ele, leva tempo para conseguir esse respeito e a troca de poder dificulta um pouco para os municípios.

Schroeder 59 anos

Passados os desafios iniciais e dificuldades inerentes ao universo político, o momento pede comemorações e a prefeitura programou uma série de eventos gratuitos para unir a população e mostrar que Schroeder pode sim ser uma cidade cada vez mais própera se todos os atores sociais se esforçarem para fazer a sua parte com honestidade. Aqui, separamos os principais eventos para você agendar:

 

Dia 23/09 – 17º Criança em Dança;

Dia 4/10 – Tarde dos Idosos com muita animação e café colonial;

Dia 7/10 – 3º Festival Cultural da Amvali, com direito a música, dança, premiações, show com Gustavo Bardim e um baile público para finalizar o encontro no Pavilhão de Eventos Municipal;

Dia 8/10 – 10ª Corrida de Rua e Pedal Vale dos Encantos;

Dia 28/10 – Café Cultural do Schroederland Volkstazgruppe;

Dia 29/10 – Culto Ecumênico no ginásio de esportes da cidade.

“Minha carreira política foi sendo construída degrau por degrau e só anuncio obras quando tenho 100% de certeza de sua viabilidade”.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia