Foto Rodolfo Spinola
Noticias relacionadas
Maurício Peixer (PL), de Joinville, Alexander Brasil (PL), de Florianópolis, e Junior Cardoso (PRD), de Camboriú são os novos deputados.
A partir de janeiro de 2025, Santa Catarina terá três novos deputados estaduais na Assembleia Legislativa (Alesc), devido à eleição de Estêner Soratto, Edílson Massocco e Egidio Ferrari para as prefeituras de Tubarão, Concórdia e Blumenau, respectivamente. Com a posse como prefeitos a partir de 1º de janeiro, os três deixam seus cargos de deputados e seus suplentes assumem até o final de 2026.
Os novos deputados que irão integrar a Alesc serão Maurício Peixer (PL), de Joinville, Alexander Brasil (PL), de Florianópolis, e Junior Cardoso (PRD), de Camboriú.
Apesar da saída de três deputados do PL, a vaga de Egidio Ferrari, que trocou o PRD pelo PL durante o mandato, será ocupada pelo PRD, seguindo a linha de sucessão do partido.
Jefferson Cardoso (PL), de Jaraguá do Sul, terceiro suplente, só conseguirá uma cadeira na Alesc caso Jorginho Melo chame algum deputado do PL para assumir um cargo no governo. Por fim, Jaraguá do Sul continuará, por enquanto, com os deputados Vicente Caropreso (PSDB) e Antídio Lunelli (MDB)
Deputados Antídio Lunelli e Vicente Caropreso.
Uma das grandes surpresas é que Brusque, que não elegeu deputados em 2022, continuará sem representação na Assembleia. Já Camboriú, município menor, será beneficiada com a chegada de Junior Cardoso, vice-prefeito da cidade, que assume a vaga deixada por Egidio Ferrari.
Embora Jonas Paegle (ex-Patriota) e Paulo Eccel (PT) tenham recebido mais votos em Brusque, a cidade segue sem representante na Alesc devido a questões de representatividade partidária.