Nessa terça-feira (29), ocorreu a 1ª Plenária Ordinária do Conselho Municipal da Cidade (Comcidade), com a posse dos novos conselheiros para o mandato 2025/2026. O encontro, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) de Jaraguá do Sul, contou com a presença do vice-prefeito, João Pereira.
Noticias relacionadas
Foram empossados 24 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, nos segmentos: Sociedade Civil (entidades empresariais, comerciais, profissionais, acadêmicas e de pesquisa); Organizações não governamentais (sindicatos, ONGS, organizações da sociedade civil de interesse público e divisões territoriais); e representantes do Poder Público (secretarias municipais, Celesc, Samae e PM). O presidente do conselho é o secretário de Planejamento e Urbanismo, Anselmo Ramos e a vice, a arquiteta e Urbanista, Dalianna Garcia.
Os membros do Comcidade têm a missão de opinar, estudar e deliberar sobre o crescimento do município, sendo fundamental a atuação do conselho para conduzir as demandas que envolvem as áreas de Planejamento e Urbanismo de Jaraguá do Sul.
Tanto o vice-prefeito, quanto o presidente do Comcidade, ressaltaram a importância do conselho para Jaraguá do Sul. A plenária contou, ainda, com uma apresentação da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, feita por técnicos do Samae. A próxima reunião do conselho está marcada para 13 de maio.
“Nós tivemos a honra de receber 24 representantes de entidades onde todas as visões sobre a nossa cidade estão representadas. Nós destacamos a importância desse conselho como um órgão realmente de pensamento da cidade, daquela cidade que nós iremos deixar para os nossos filhos e netos, daquela cidade que a gente quer construir e manter esses índices tão importantes, tão altos, que nós conquistamos ao longo dos anos. Essa é uma grande responsabilidade e nós temos esse fórum muito qualificado para discussões dos principais temas”, destacou Anselmo Ramos.
Os planos da Secretaria de Planejamento também foram debatidos no encontro. Segundo o secretário, as equipes estão trabalhando com a revisão de 22 instrumentos urbanísticos como leis e regras urbanísticas que, periodicamente, devem ser revistas e atualizadas, conforme o desenvolvimento do município.
Entidades que integram o Comcidade
Representantes de entidades empresariais, comerciais, profissionais, acadêmicas e de pesquisa (sociedade civil)
Centro Empresarial de Jaraguá do Sul
Instituições de Ensino Superior
Associação de Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá Do Sul
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia
Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo
Ordem dos Advogados do Brasil
Associação das Imobiliárias de Jaraguá Do SulRepresentantes das Entidades Sindicais, Ongs, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e Divisões Territoriais (Sociedade Civil)
Sindicato dos Contabilistas de Jaraguá Do Sul
Sindicato da Indústria da Construção Civil
Sociedade Cultura Artística (Scar)
AMA
Bombeiros Voluntários
Centro Cultural Neue Heimat
Novale Hub
UjamRepresentantes do Poder Público
Celesc
Samae
Polícia Militar
Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação
Fujama
Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação