Novo ciclone extratropical vai ser pior que o último em SC? Saiba o que esperar

data 26 de julho de 2023

A formação de um novo ciclone extratropical, associado à aproximação de uma frente fria, promete trazer chuvas e reviravolta no tempo em Santa Catarina

Nesta quarta-feira, dia 26, o clima em Santa Catarina apresenta nevoeiros em algumas áreas e chuva leve no Planalto Sul. No entanto, há a formação de um novo ciclone extratropical próximo a uma frente fria, prevendo chuvas para quinta-feira, dia 27, em algumas regiões do estado.

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, o ciclone se deslocará em direção ao Oceano Atlântico e não terá um impacto intenso ou significativo no clima de Santa Catarina.

Scheuer também menciona que a passagem do ciclone trará aumento de nuvens e chuvas isoladas do Oeste ao Sul do Estado, enquanto nas outras regiões catarinenses haverá aumento de nuvens com chuvas também isoladas.

O meteorologista destaca que o ciclone anterior causou mais transtornos por ser do tipo continental, agindo diretamente na superfície do continente e influenciando o clima de forma mais marcante.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, na tarde desta quarta-feira, a combinação do ciclone extratropical com a frente fria e condições de calor e umidade pode gerar temporais isolados nas regiões próximas ao Rio Grande do Sul, Vale do Itajaí e Planalto Norte.

Ademais, espera-se rajadas ocasionais de vento entre 40 e 60 km/h, principalmente no Litoral, em algumas localidades do Grande-Oeste e no Planalto Sul. No entanto, o risco de ocorrências meteorológicas é considerado baixo, de acordo com a Defesa Civil.

A quinta-feira (27) começará com céu nublado em todo o estado, devido à aproximação da frente fria associada ao ciclone extratropical.

A partir da tarde, a combinação desses sistemas com o calor e a umidade pode levar a ocorrências de temporais isolados em Santa Catarina, especialmente nas regiões do Meio-Oeste e planaltos catarinenses.

A Defesa Civil enfatiza que nesse dia o risco de ocorrências associadas a raios, fortes rajadas de vento e queda de granizo é baixo a moderado. Também existe a possibilidade de destelhamentos, queda de galhos e árvores, e danos na rede elétrica.

As temperaturas pela manhã variam entre 11°C e 13°C na maior parte do Estado, enquanto durante a tarde, as máximas atingem entre 27°C e 30°C no Extremo-Oeste e em todo o Litoral, e ficam em torno de 22°C nas demais regiões catarinenses.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia