Novembro sempre azul

data 5 de novembro de 2024

Embora vejamos a mobilização sobre o tema neste mês, os números não mudam e os homens precisam se conscientizar.

Todos os anos, a campanha Novembro Azul chama a atenção dos homens para a prevenção do câncer de próstata e para a saúde do homem como um todo – e esta coluna segue repetindo os mesmos alertas.
Embora vejamos a mobilização sobre o tema neste mês, os números não mudam e os homens ainda apresentam maior mortalidade que as mulheres em praticamente todas as etapas da vida. De cada três mortes de adultos no país, duas são de homens. Dos 20 aos 30 anos, o risco de morte é 80% maior para os homens pelo comportamento de risco e maior propensão a acidentes ou violência.
Para isso mudar, é preciso conscientização individual. Eles precisam entender que cuidados e prevenção são os maiores aliados da sua saúde. Detectar as doenças precocemente traz mais chances de cura com tratamentos menos agressivos. 
O câncer de próstata é a segunda maior causa de mortes por câncer em homens, mas tem cura e pode ser combatido com sucesso se for detectado no começo. Para isso, todos os homens a partir dos 45 anos de idade devem consultar o urologista e fazer o toque retal e o exame de PSA uma vez ao ano. Quem tem histórico na família deve começar o controle aos 40 anos.
Falando em saúde do homem, outras doenças como infarto (a doença que mais mata homens), acidente vascular cerebral, doenças do fígado, câncer de cólon, câncer de pulmão e enfisema pulmonar atingem muito a população masculina.
Os homens descuidam da qualidade de vida, dão pouca importância aos cuidados com a saúde e mantêm maus hábitos causadores de doenças.
Meu amigo, vá ao médico! Faça exames de saúde, não deixe para quando a doença estiver avançada – toda doença tem cura se for descoberta no início.
Vou repetir o pedido que faço todos anos às mulheres para insistir com seu marido, namorado, pai ou irmão para que se cuide. Se possível, marque as consultas, acompanhe-o ao médico e aos exames! Faça o que puder para que ele se cuide melhor. Os homens (a maioria), deixados por conta própria, não se cuidam como deveriam.
Manter hábitos saudáveis – como a prática de exercícios físicos, uma dieta balanceada, evitar o excesso de álcool, deixar de fumar, consultar o médico e fazer exames regularmente – ajuda a evitar muitas doenças.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia