Nova variante da covid-19 é encontrada em SC 

data 14 de outubro de 2024

Depois dos casos no Rio, outros grupos de pesquisadores identificaram genomas da mesma linhagem em São Paulo, em amostras coletadas em agosto, e em Santa Catarina, em amostras de setembro

Uma nova linhagem do vírus Sars-CoV-2 que vem se espalhando pelo mundo foi detectada no Brasil. A linhagem XEC, que pertence à variante Omicron, foi identificada no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Santa Catarina.

A nova variante da Covid-19 foi diagnosticada no Brasil pela primeira vez em setembro, no Rio de Janeiro, em dois pacientes que estavam com a doença. As sequências genéticas decodificadas foram depositadas na plataforma online Gisaid nos dias 26 de setembro e 7 de outubro.

Depois dos casos no Rio, outros grupos de pesquisadores identificaram genomas da mesma linhagem em São Paulo, em amostras coletadas em agosto, e em Santa Catarina, em amostras de setembro.

A XEC foi classificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma variante sob monitoramento no dia 24 de setembro. A classificação ocorre quando uma linhagem apresenta mutações no genoma que podem afetar o comportamento do vírus e há sinais de uma “vantagem de crescimento” em relação a outras variantes.

Entre junho e julho, a variante começou a chamar atenção na Europa, devido ao aumento de detecções na Alemanha. Pelo menos 35 países identificaram a cepa, que soma mais de 2,4 mil sequências genéticas depositadas na plataforma Gisaid até o dia 10 de outubro deste ano.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia