NOSSA ENTREVISTA: Onésimo Sell avalia os primeiros meses de mandato

data 13 de maio de 2021

O parlamentar faz um apanhado geral elencando suas maiores conquistas e dificuldades

 

Eleito presidente da Câmara em seu primeiro ano de mandato, o parlamentar faz um apanhado geral elencando suas maiores conquistas e dificuldades e reafirmando o papel de ouvinte da população.

 

Por: Priscilla Milnitz Pereira

 

Na esteira dos 3.320 votos, que inclusive lhe renderam o título de candidato mais votado nas eleições 2020, veio logo uma grande responsabilidade para Onésimo Sell: a presidência da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Em seu primeiro mandado, mas com vasta experiência administrativa, ele descreve a atuação frente à Casa de Leis como “um esforço para garantir a condução dos trabalhos através da conversa entre os vereadores, conciliando pensamentos que garantam o andamento dos trabalhos”. Além disso, enaltece a clareza nas relações com o Executivo durante esses meses e reitera o compromisso de auxiliar a prefeitura em suas realizações, ao mesmo tempo em que cumpre o papel de fiscalizador delegado a ele pelos eleitores.

 

Revista Nossa: Como você avalia os cem primeiros dias de atuação na Câmara de Vereadores?

Onésimo Sell: Foram dias de muito trabalho pela população, com o Legislativo fazendo efetivamente o seu papel de ouvir os anseios da comunidade jaraguaense. Tenho dito – e creio que os demais parlamentares fazem coro – que temos uma Câmara de Vereadores preparada para discutir os problemas que surgirem e propor soluções efetivas para a cidade.

 

RN: Você esperava ser eleito para a presidência da casa logo no primeiro ano de mandato?

Onésimo: Ser presidente implica em acompanhar de perto a administração do Legislativo. Já tive experiências administrativas na iniciativa privada, já liderei equipes na Prefeitura – especialmente na Secretaria de Obras –, então este trabalho não é novidade para mim. Mas a nossa responsabilidade com a população é redobrada, exige o acompanhamento de perto das despesas e de que forma o recurso público está sendo utilizado. É a nossa função natural como vereador, mas ao ser presidente da Câmara isso é reforçado.

 

RN: Quais os maiores desafios do cargo?

Onésimo: Na Presidência o que nos toma muito tempo é a mediação de situações, o acompanhamento das tarefas diárias e o monitoramento da gestão. Mas são funções para as quais já estava preparado quando me dispus a disputar uma cadeira na Câmara e, consequentemente, quando fui eleito presidente.

 

RN: Durante a campanha você elencou dez metas para a legislatura e afirmou que o combate ao Covid seria uma delas. Como está o andamento dessas pautas.

Onésimo: Estamos atendendo em todas as áreas, conversando com representantes da Prefeitura e de demais órgãos para que as demandas que vêm da população sejam ouvidas. Tenho atenção especial voltada à parte de obras e serviços públicos e ali estamos acompanhando quais são os anseios da comunidade. Todos os dias eu busco contato com o Executivo para que esses pleitos possam ser atendidos.

 

RN: Você também falava em rever leis e atualizar ideias que não condiziam com a nossa época. Nesse sentido, o que vem sendo colocado em discussão.

Onésimo: Algumas mudanças já estão sendo verificadas. A principal delas é a implantação do Sistema Legislativo Digital, que vai diminuir o tempo de tramitação dos projetos na Casa e o uso de papel nos nossos documentos. Tudo aquilo relativo à parte legislativa (ou seja, a criação de projetos de lei, indicações, os resultados de comissões) irá tramitar somente no ambiente virtual. Isso vai atestar ainda mais a eficiência da nossa Câmara de Vereadores.

 

RN: Como tem sido a relação com os eleitores em tempos de pandemia? 

Onésimo: Quem me acompanha pelas redes sociais vê que diariamente estamos com a comunidade, mas a rotina de visitas não pode ser aquela que projetávamos. Receber um munícipe no gabinete ou conversar por telefone é uma coisa, mas ao ver o problema de perto conseguimos buscar a solução com muito mais assertividade.

 

RN: Que marca pretende deixar na presidência da Câmara? 

Onésimo: Tanto eu quanto os demais integrantes da Mesa Diretora buscamos fazer aquilo que é correto, simples assim. Estamos seguindo a lei, cumprindo aquilo que precisa ser feito, com a aprovação do Código de Ética, propondo uma melhor dinâmica na comunicação da Casa e um trabalho que respeite o dinheiro público e o contribuinte, que é a quem devemos satisfação do nosso trabalho.

 

RN: Quais as perspectivas até dezembro de 2021?

Onésimo: Temos uma expectativa muito grande quanto à retomada das sessões presenciais, hoje proibidas por Decreto Estadual. No entanto as sessões estão acontecendo em formato remoto, funcionando bem e até o fim do ano esperamos atender àquilo que a comunidade espera de nós, vereadores: trabalhar muito para fazer valer o voto da população.

 

Olho: “Teremos ainda muito tempo para acompanhar as demandas da comunidade e, assim, levantarmos as bandeiras pertinentes à população”.

Veja também

2025 © Meu Personalyt