Começou! Pelos próximos 11 dias, todos os caminhos levam à Schützenfest. A noite desta quinta-feira marcou o início da 34ª edição da maior festa de atiradores do Brasil, na Capital Nacional do Tiro Esportivo. Felizmente, a chuva se despediu ao longo do dia e deu lugar a uma noite memorável, de tempo firme e alegria contagiante. Novamente, o Pavilhão A do Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe foi o palco principal da solenidade de abertura. A tradicional marcha das sociedades e majestades reuniu os representantes das 17 sociedades de atiradores com suas rainhas e princesas, grupos folclóricos e autoridades que conduziram ao pavilhão os Reis e Rainhas dos Atiradores (Cláudio Ivair Schmidt e Débora Aline Neitzke e Lucas Gabriel Schmidt e Vivian Vieira Rabelo Cardoso, da categoria juvenil) e demais majestades do tiro. Essa ritualística representa a busca do rei e rainha das festas que acontecem na região desde o início do século passado, enaltecendo e resguardando as tradições das Schützenvereine (Sociedades de Atiradores).
Noticias relacionadas
Liderado pelo prefeito Jair Franzner, o pelotão entrou no Pavilhão A carregando as bandeiras nacional, do Estado e do município, o estandarte da Schützenfest e dos integrantes da diretoria da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI). A marcha foi acompanhada, ainda, pela Banda Estrela de Ouro, Majestades da Beleza da 34ª Schützenfest (Júlia Mohr Ewald, Júlia Emmendörfer Régis e Camila Maas, rainha, 1ª e 2ª princesa, respectivamente) e pelo mascote Wilfried.
Entre todos os valores e tradições trazidos pelos imigrantes, a religiosidade é muito presente, por isso, na abertura da festa não poderia faltar o momento da bênção ecumênica, conduzida por um pastor e um padre. Na sequência, as majestades do tiro foram homenageadas com uma menção honrosa e o tradicional “Viva as majestades”. O “tiro simbólico” da festa também foi especial este ano, tendo em vista que Jaraguá do Sul recebeu neste mês o título de “Capital Nacional dos Atiradores”, por meio da Lei Federal nº 15.011, de 1º de novembro de 2024.
Após o prefeito Jair Franzner assinar o “Decreto da Schützenfest”, que declara abertos os festejos comemorativos, ocorreu o momento da fala das autoridades. Discursaram o presidente da ACSTVI, Johny Arnoldo Hass; o presidente da Comissão Central Organizadora, Alcides João Pavanello; os deputados estaduais, Antídio Lunelli e Vicente Caropreso; a deputada federal, Julia Zanatta; o senador, Esperidião Amin, responsável por assinar no Senado o decreto que tornou Jaraguá do Sul a Capital Nacional do Tiro Esportivo; e o prefeito Jair Franzner. Todos destacaram a importância da Schützenfest para a manutenção da cultura e tradições germânicas. Também prestigiou a abertura da festa o ex-deputado, Rogério Peninha, autor do PL que deu a Jaraguá do Sul o título de Capital Nacional do Tiro Esportivo. Finalizando as falas, o prefeito Jair Franzner fez questão de mencionar que a Schützenfest é uma festa para a família.
“Acredito muito nos valores que regem as sociedades, todo o trabalho voluntariado envolvido, o respeito à família, o respeito aos antepassados e a essa cultura tão valorosa. Vamos celebrar a alegria, a amizade e a confraternização. Vamos apertar as mãos e manifestar todo nosso carinho e respeito por esta tradicional festa”, finalizou.
A solenidade encerrou com a tradicional sangria do primeiro barril de chope. Até o dia 17 de novembro a Schützenfest reserva uma série de atrações para os seus visitantes, com boa música, apresentações culturais, tiro esportivo, gastronomia, variedade de bebidas, espaço para crianças e artesanato.