Noticias relacionadas
Na manhã desta quarta-feira (08), às 7h15, o nível do Guaíba caiu para 5,13 metros de altura, o menor índice desde o último sábado (04), quando o lago passou de cinco metros e bateu o recorde de registros.
Segundo o Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic) de Porto Alegre, o Guaíba diminuiu ao menos 14 centímetros de altura nas últimas 24 horas.
Apesar dessa queda, o lago continua 2 metros acima do limite de inundação, que comporta até 3 metros.
O sistema de proteção da cidade foi projetado para suportar cheias de até 6 metros, mas o rompimento de uma das comportas e os alagamentos no centro põe em dúvida a estrutura de contenção.
MAIS CHUVAS NO ESTADO
Mesmo com a diminuição do nível do Guaíba, a cidade de Porto Alegre continua em estado grave, já que existe previsão para mais chuvas no estado.
Meteorologistas do local apontam para o início de novas chuvas nesta quarta e um aumento na intensidade a partir da sexta-feira (10). A situação faz com que haja riscos de novos deslizamentos de terra e outros danos de enchentes.
As novas chuvas atingirão rios que deságuam no Guaiba, o que poderá prejudicar o nível da inundação em Porto Alegre. A previsão é de que a partir da próxima terça-feira (14), o tempo volte a melhorar.
SITUAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL
A soma das fortes chuvas com as inundações dos rios já contabilizam 95 mortos, 131 desaparecidos e mais de 150 mil desalojados.
Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 414 foram afetados pelas fortes chuvas no estado. Esse índice representa 83% de todo RS.