Netflix reduzirá valor da assinatura em 30 países; saiba o motivo

data 27 de fevereiro de 2023

A mensalidade da Netflix irá ter uma redução de até 50% em 30 países. Saiba o motivo e por que o Brasil ficou de fora da lista

Quando as plataformas de streaming apareceram aqui no Brasil o pensamento era “quem iria pagar para ver alguma coisa, se na internet é possível ter acesso aos mesmos conteúdos e de graça”. Contudo, atualmente, esse cenário é outro e as pessoas já não conseguem se imaginar sem a Netflix, ou outro serviço de streaming.

Contudo, recentemente a Netflix vem anunciando várias mudanças que não têm agradado tanto seus usuários. Dentre as várias mudanças feitas pela Netflix, as na cobrança das mensalidades têm sido uma das mais recorrentes. O gigante do streaming já tinha dito sobre a decisão do acréscimo nos valores por cada casa conectada a uma conta. Agora veio uma notícia boa para grande parte dos usuários, a diminuição de até 50% no valor da assinatura. Isso será visto em 30 países.

Mensalidade Netflix

De acordo com o The Wall Street Journal, alguns países estão tendo uma redução em sua mensalidade. O que vem como um certo alívio depois das cobranças extras para os usuários que acessam a mesma conta de lugares diferentes. Contudo, nós aqui do Brasil nem precisamos ficar animados porque essa “regalia” não chegou pra nós.

O Brasil não está entre os países que irão ter essa diminuição na mensalidade da Netflix. Por aqui os valores devem continuar os mesmos. Ainda de acordo com o jornal, os locais que já viram essa queda no valor ficam no Oriente Médio, América Latina, África Subsariana, Europa Ocidental e partes da Ásia.

E nos próximo meses mais lugares irão receber esse desconto. Ao todo, 10 milhões de assinantes irão ser beneficiados com a queda na mensalidade. Mas qual o motivo dessa redução?

Motivo

A Netflix disse ao The Wall Street Journal que essa redução é consequência da inflação. Até porque em vários mercados a mensalidade é a conversão do valor em dólar e isso não condiz com os custos de vida. Por conta disso os usuários acabariam cancelando suas assinaturas no streaming.

No Brasil, os valores das assinaturas continuam os mesmos. O plano mais básico da Netflix, com anúncios, custa R$ 18,90, o plano Padrão é R$ 39,90 e R$ 55,90 o Premium. Além de não ter os preços reduzidos, nosso país ainda não começou a ser cobrado pelo compartilhamento de senhas com outras pessoas.

Streaming

Mesmo com o Brasil não tendo sido um dos 30 países onde a mensalidade da Netflix não abaixou, os usuários ainda continuam pagando. Até porque, todos os serviços de streaming se tornaram realmente a nova “televisão”.

Isso foi confirmado pelo estudo feito pela Opinion Box, que mostrou que 69% das pessoas deixaram de assistir televisão aberta para consumir os conteúdos disponibilizados nas plataformas de streaming. Esses dados fazem parte do infográfico “Tecnologia ou conveniência? O consumo de streaming de vídeo no Brasil”, desenvolvido pela área de Insights & Innovation da FleishmanHillard Brasil.

Essa empresa é líder global em relações públicas e comunicação corporativa. Ela usa a metodologia própria Authenticity Gap (AG), que é um diagnóstico que trabalha exatamente na Intersecção entre Marca e Reputação. Como resultado disso, o estudo mostra dados que podem direcionar estratégias de comunicação em diferentes meios e mídias.

A mudança de comportamento dos consumidores tem alguns motivos. Até porque nesses serviços de streaming é possível escolher o conteúdo desejado, estando ele ali disponível para quem quiser, na hora que quiser. Ademais, além de oferecer filmes, séries, músicas ou livros, o streaming promove o conforto de assistir o que quiser de dentro da sua casa. Tudo isso faz com que a popularidade dessas plataformas aumente cada vez mais.

Esses motivos também são corroborados pelo estudo. Isso considerando que 47% das pessoas disseram que o motivo que as levou a deixar a televisão aberta e ir para o streaming foi a praticidade aos filmes e às séries. Além disso, 35% afirmaram que passaram a utilizar as plataformas digitais pelo fato de poder assistir a qualquer momento programas diversos.

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