Não caia no golpe da quitação de financiamento de veículos

data 20 de setembro de 2023

Já diz o ditado: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”… Fique ligado!

Quando se trata de financiamento de veículo, todo cuidado é pouco. Esse tipo de contratação pode até ser algo bom, mas nem tudo são flores. Ainda mais se você estiver enfrentando problemas com a inadimplência.

Porque estamos falando isso? Porque não são raras as vezes em que golpes acontecem com pessoas que escolheram fazer um financiamento. O mais recente é o famoso golpe da quitação de financiamento de veículos. Aqui, iremos te explicar do que se trata e dar algumas dicas e cuidados para não cair nele.

Na falsa quitação de financiamento de veículos, estelionatários se passam por gerentes de bancos ou instituições financeiras. Quando eles entram em contato com a vítima, dizem que estão oferecendo uma boa oferta para a quitação do financiamento.

Eles podem entrar em contato pelo telefone ou até mesmo por mensagens via WhatsApp e os valores são bem atrativos. A desculpa costuma ser uma promoção do momento e o estelionatário chega a enviar o boleto para que a dívida seja quitada através do e-mail da vítima que, sem muita informação, acaba caindo no golpe. Ele afirma que após o pagamento o sistema irá registrar a baixa da dívida. O dinheiro muitas vezes cai na conta de um laranja, a vítima perde tudo e a dívida continua ativa.

Como você pode ver, o golpe é seríssimo. Imagina perder quarenta, cinquenta mil ou até mais que isso. Infelizmente muitas pessoas já caíram no golpe. Por isso, é preciso se atentar. Ninguém faz milagres assim e devemos sempre desconfiar de valores muito atrativos para o seu bolso.

Além disso, quando se trata de descontos, na maior parte das vezes é a própria pessoa endividada que vai atrás do gerente para obter uma negociação do débito.

A primeira coisa é desconfiar do valor. Se perceber que o desconto está bom demais para ser verdade, provavelmente sua intuição está certa. Antes de fazer o pagamento, corra atrás para saber a procedência do desconto.

Verifique sempre qual é o banco que consta no boleto. Muitos estelionatários utilizam bancos que não são aqueles em que a pessoa realizou o financiamento. Ou ainda conseguem acessar seus dados e invadir até mesmo o sistema do banco com o qual você de fato negociou.

Sempre que houver dúvidas quanto a esse assunto, vá pessoalmente até a instituição financeira e converse para saber se o desconto é real ou se não passa de um golpe e nunca pague um boleto cuja procedência você não conhece. Esclareça as dúvidas, mostre a cobrança para o seu gerente e só pague se ele confirmar que o documento pertence à instituição.

Outra dica é comprar sempre com um consultor de confiança. Na Fachini Veículos você encontra essa assessoria e evita passar por situações de desagrado como essa.

 

* Por: Deni Fachini.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia