Mutirão de cirurgias do SUS de cataratas deixa 8 pessoas sem olho

data 16 de outubro de 2024

Das 20 pessoas atendidas na sexta-feira (27), 15 apresentaram sintomas de endoftalmite, uma infecção ocular pela bactéria Enterobacter cloacae. O mutirão aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro na Maternidade Dr. Graciliano Lordão. Ao todo, 48 pessoas passaram por cirurgias: 20 pacientes no primeiro dia e 28 no segundo

De 15 pacientes que tiveram complicações após um mutirão de cirurgias de catarata em Parelhas, a 245 km de Natal, pelo menos 8 precisaram retirar o globo ocular afetado. As cirurgias aconteceram no mês passado e a informação foi confirmada nesta terça-feira (15) pela Secretaria de Saúde.

Das 20 pessoas atendidas na sexta-feira (27), 15 apresentaram sintomas de endoftalmite, uma infecção ocular pela bactéria Enterobacter cloacae. O mutirão aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro na Maternidade Dr. Graciliano Lordão. Ao todo, 48 pessoas passaram por cirurgias: 20 pacientes no primeiro dia e 28 no segundo.

“Infelizmente, 15 pacientes foram acometidos pela infecção bacteriana. Destes 15, 8 tiveram que retirar o globo ocular, 4 fizeram cirurgia de vitrectomia [substituição de um gel que fica dentro do olho] e 3 seguem sendo acompanhados pelos oftalmologistas”, informou o secretário de Saúde do município, Tiago Tibério dos Santos.

O secretário do município disse ainda, que abriu um inquérito civil público e começa nesta terça a ouvir as pessoas envolvidas no caso. Representantes da empresa Oculare Oftalmologia Avançada LTDA, contratada pelo município para realizar o mutirão, devem ser ouvidos nesta quarta-feira (16), segundo o g1.

Em nota, a empresa afirmou que o mutirão foi conduzido por “oftalmologista experiente, tendo seguido os protocolos médicos e de seguranças exigidos”.

A cabeleireira Izabel Maria dos Santos Souza, de 63 anos, é uma das pacientes afetadas. Ela precisou fazer o procedimento chamado evisceração ocular no dia 4 de outubro. A cirurgia consiste na retirada do conteúdo do globo ocular, mas preserva os músculos da região. De acordo com o filho de Izabel, ela passa bem.

Idosa fica sem olho após cirurgia de catarata.jpeg

“Ela está bem melhor, mas continua internada para o restante do tratamento, para ver se elimina a bactéria, o psicológico dela está bem mexido, tanto para ela quanto para a família também, por ter precisado tirar o olho. Até agora não temos nada de informações sobre o que realmente aconteceu”, disse um dos filhos, Evandro Santos.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia