A partir de sexta-feira até o próximo dia 31, o Museu Histórico Emílio da Silva promove a exposição “Nossos Tipos” composta por uma coleção de 12 bonecos de luva tradicionais, confeccionados pela artista bonequeira Lu Antunes. Os bonecos retratam os povos originários e colonizadores de diferentes regiões de Santa Catarina.
As regiões representadas são: Norte, tendo centro de pesquisa Jaraguá do Sul; Litoral, tendo centro de pesquisa a cidade de Laguna; e meio oeste, sendo a cidade de pesquisa Caçador.
Este projeto foi vencedor do Prêmio Elisabete Anderle de 2022 do Governo do Estado de Santa Catarina e está sendo realizado pelo Ateliê Lu Antunes em parceria com a Cia. Artística Avenida Lamparina e apoio da prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e do próprio Museu Emílio da Silva.
Noticias relacionadas
Expositora – Lu Antunes é formada pela Escola Livre de Teatro CCT – Araxá/MG. Possui formação com experiência internacional em confecção de bonecos e acessórios. A artista administrou projetos vinculados ao Sesi – Araxá, sendo um deles o Encontro Sesi de Artes Cênicas, quando atuou como produtora executiva e curadora (2008-2012). Lu Antunes é co-fundadora da Companhia (Cia.) Valentina de Teatro e do Centro de Cursos Teatrais, espaço de ensino e pesquisa teatral (2012-2016), e do Ateliê Lu Antunes.
Realizou trabalhos de confecção de bonecos, adereços e máscaras para grupos e projetos como Cia. Valentina de Teatro (2012-2019), Cia. A Dita Cuja (Finda – 2019), Projeto Metal Madeira – 2015, entre outros. Entre março e maio de 2015 participou do “Laboratório Plan B”, dirigido por Natacha Belova em Santiago, no Chile, onde realizou uma pesquisa intensiva em confecção e manipulação de bonecos teatrais e desenvolveu a cena curta “Camarim”, que veio a se tornar um espetáculo solo em 2018.
Em 2019 ingressou como atriz convidada na Cia. Artística Avenida Lamparina. Atuou nos espetáculos “Baús do Tesouro” (Direção Laércio Amaral); “Ivan O Defeituoso” (Direção Thiago Barba); “Cumpadis”(Direção Leo Ortiz); “Lambe-lambe Nascente do Rio São Francisco” (Direção Luciana Antunes); “Camarim” (Direção Luciana Antunes); “Pequenas Grandes Memórias” (Direção de Claudio Marcio); “A Coisa” (Direção de Frederico Ramos); entre outros. Contam em sua trajetória como pesquisadora do teatro trabalhos e experiências com Natacha Belova (Rússia); Francesca Della Monica (Itália); Maurizio Donadoni (Itália); Eros P. Galvão (Brasil-França); Marcus Vinicius Borja (Brasil-França); Andrea Moro (Chile); Simón Gonzalez (Chile); Tita Lacobelli (Chile), entre outros.
Serviço
O Museu Histórico Emílio da Silva está localizado na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 247 (Praça Ângelo Piazera), no Centro.
Telefone: (47) 3371-8346.
E-mail: museuhistorico@jaraguadosul.sc.gov.br.
Horário: De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 16h30 e, nos Sábados Legais, das nove ao meio-dia.
