Uma das etnias mais representativas de Jaraguá do Sul em breve ganhará um espaço próprio. Trata-se da Praça Húngara – Magyar tér, na localidade Santo Estevão, numa área de dois mil metros quadrados com opções de lazer e entretenimento, e que será entregue à comunidade no próximo dia 26. A obra está na fase final (foto acima).
A solenidade inaugural contará com as presenças confirmadas do embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai e da cônsul geral da Hungria em São Paulo, Zsuzsanna László, entre outras autoridades.
A ocasião também será marcada pelo desfile de entidades locais e um almoço típico por adesão promovido pela Associação Húngara de Jaraguá do Sul.
De acordo com a diretoria de turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da prefeitura de Jaraguá do Sul, o projeto da praça foi assinado pelo arquiteto da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Argeu Alisson Steckling (imagem abaixo) e faz referência a vários aspectos históricos da chegada dos húngaros. O investimento, recursos próprios do município, foi de aproximadamente R$ 2 milhões e atende uma antiga reivindicação da comunidade de descendentes da etnia na cidade.
Noticias relacionadas
O espaço contará com uma academia de ginástica ao ar livre, brinquedos para as crianças e um anfiteatro para apresentações artísticas. Também haverá um memorial com placas com os nomes das primeiras famílias húngaras que chegaram ao município em 1891, provenientes do Condado de Veszprém.
Outro monumento relacionado a esses imigrantes é a Lança Húngara, transferida da Rua Waldemar Grubba (estava ao lado da Casa do Colonizador) e instalada na praça.
De acordo com a Diretoria de Turismo, a Praça Húngara também será integrada ao Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos, com um espaço de apoio aos ciclistas.
Para mais informações sobre como participar do almoço da Associação Húngara, entre em contato pelo telefone (47) 98864-6329, com Juliane.