Multinacionais Senior e WEG apresentam robô com IA que otimiza processos logísticos

data 23 de abril de 2025

WMR da Weg integrado ao WMS da Senior já está em operação em áreas logísticas de empresas

As multinacionais WEG e Senior Sistemas apresentam, pela primeira vez durante a Intermodal 2025, o resultado da integração do WEG Mobile Robot (WMR) com o WMS da Senior. A parceria é a primeira com tecnologia 100% brasileira envolvendo um robô móvel autônomo (AMR) integrado a um software de gestão de armazéns para otimizar processos intralogísticos.

O WMR pode ser integrado aos mais diversos ambientes industriais e armazéns de forma simples e rápida. Isto porque possui uma tecnologia com IA que permite que ele navegue pelo ambiente de forma autônoma, escolhendo as melhores rotas e replanejando-as em caso de obstrução, com segurança máxima. Ele é classificado como um robô colaborativo por possuir um robusto sistema de segurança certificado, que atende às mais severas normas de segurança existentes.

“A WEG tem como propósito desenvolver tecnologias e soluções para contribuir na construção de um mundo mais eficiente e sustentável. Foi com base nesse propósito que o WMR surgiu, com foco total em dar um salto na eficiência operacional em nossas próprias fábricas, através da eliminação da movimentação desnecessária de pessoas e da movimentação autônoma e segura de materiais, contribuindo com ergonomia e diminuição da fadiga dos colaboradores. Desde 2023, passamos a disponibilizar essa tecnologia para nossos clientes, com retornos de investimento (ROI) tipicamente inferiores a 18 meses”, conta o chefe de vendas da WEG, Pedro Havranek do Nascimento.

Para Pedro Havranek, a novidade da integração do WEG Mobile Robot com o WMS da Senior é positiva para ambas as empresas, porque cria uma solução única que combina o melhor da robótica com a inteligência e os dados dos sistemas de gestão de armazéns.

Joelma Vieira, head de Logística da Senior Sistemas, diz que a parceria aumenta a eficiência industrial e entrega maior flexibilidade para os clientes. “A integração foi rápida e natural, pois tanto a Senior quanto a WEG dominam suas respectivas tecnologias. Agora, nosso objetivo é potencializar a produtividade e a segurança operacional de nossos clientes com uma solução integrada, flexível e que une o melhor do hardware e do software”, afirma.

As capacidades de carga atual são de 150 kg e 500 kg sendo que em breve o modelo de 1500

kg será lançado, pode operar de forma semiautomática com envios de ordens de movimentação feita por operadores até a aplicação totalmente integradas ao WMS, não importando o atual estágio de automação da operação intralogística.

União de gigantes brasileiras

Já são dezenas de robôs operando nos clientes da WEG e em suas próprias fábricas no Brasil e México. Com o apoio do WMS da Senior, a WEG disponibilizará mais flexibilidade e eficiência para os operadores logísticos. “O nosso WMS gera ondas de separação que orquestram a movimentação dos produtos dentro do armazém logístico. Quando um pedido é feito, o WMS aciona um separador via coletor de dados, que pega o item e o leva até outro ponto. O WMR da WEG vem para automatizar essa movimentação, substituindo a etapa que o separador faria ao percorrer o centro de distribuição. O robô assume a tarefa, transportando o item de maneira eficiente e sem a necessidade de intervenção humana”, conta o head executivo de Logística da Senior Sistemas, Anderson Benetti, sobre como essa integração funciona na prática.

A melhoria é comprovada por um estudo realizado na fábrica de transformadores da WEG em Itajaí (SC), onde se constatou que colaboradores percorriam mais de 9 quilômetros diariamente em tarefas logísticas. Com a introdução do robô, esse esforço físico foi consideravelmente reduzido, resultando em maior eficiência operacional e menor desgaste dos funcionários, além de problemas constantes de desabastecimento de linha de produção serem sanados. “Ao delegar tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, como o transporte de materiais aos robôs colaborativos, as empresas usuárias têm conseguido realocar funcionários para atividades que geram muito mais valor”, sinaliza Pedro Havranek do Nascimento.

A combinação entre as tecnologias também já considera o uso de aplicações de inteligência artificial, permitindo uma tomada de decisão rápida, segura e eficiente. O WMS processa milhares de SKUs e pedidos em tempo real, enquanto o robô utiliza elementos de IA para recalcular rotas e evitar obstáculos. Em paralelo, a WEG desenvolveu um sistema próprio de gestão de frota, que possibilita controlar múltiplos robôs simultaneamente, facilitando operações em larga escala.

A autonomia do robô também é um diferencial: ele conta com bateria que suporta até 10 horas de operação contínua e carregamento rápido em cerca de 90 minutos, tornando o WMR uma solução ideal para ambientes industriais que exigem operações 24 horas por dia. “Além disso, o equipamento é modular e permite adicionar acessórios como braços robóticos, esteiras e prateleiras, adaptando-se facilmente às diferentes necessidades logísticas”, completa o chefe de vendas.

Demonstração exclusiva na Intermodal 2025

A Senior e a WEG realizam uma demonstração exclusiva do AMR durante a feira Intermodal South America — o maior evento dos setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina. O evento, que acontece de 22 a 24 de abril, reúne soluções completas para toda a cadeia logística.

Além da demonstração conjunta, Anderson Benetti e Pedro Havranek do Nascimento irão abordar o tema da automação logística na palestra Logística 4.0: Automação e Sistemas de Gestão Transformando o Setor. Serão discutidas a integração entre automação e softwares de gestão, os desafios atuais e as tendências futuras. “Vamos apresentar diversas tecnologias, incluindo soluções de TMS para contratação e gestão de fretes, WMS com tecnologia Cloud Native e arquitetura baseada em microsserviços. Nosso estande terá operações em tempo real para que o público possa conhecer e interagir diretamente”, afirma Benetti.

“A Senior também atua fortemente com a emissão automatizada de documentos como o CT-e e possui um modelo de plataforma logística integrada. Na Intermodal, apresentaremos uma plataforma logística conectada, que permite comunicação eficiente entre embarcadores e transportadores, além de diversas outras novidades que serão lançadas durante o evento”, complementa Joelma Vieira.

Veja também

2025 © Meu Personalyt