As multinacionais WEG e Senior Sistemas apresentam, pela primeira vez durante a Intermodal 2025, o resultado da integração do WEG Mobile Robot (WMR) com o WMS da Senior. A parceria é a primeira com tecnologia 100% brasileira envolvendo um robô móvel autônomo (AMR) integrado a um software de gestão de armazéns para otimizar processos intralogísticos.
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O WMR pode ser integrado aos mais diversos ambientes industriais e armazéns de forma simples e rápida. Isto porque possui uma tecnologia com IA que permite que ele navegue pelo ambiente de forma autônoma, escolhendo as melhores rotas e replanejando-as em caso de obstrução, com segurança máxima. Ele é classificado como um robô colaborativo por possuir um robusto sistema de segurança certificado, que atende às mais severas normas de segurança existentes.
“A WEG tem como propósito desenvolver tecnologias e soluções para contribuir na construção de um mundo mais eficiente e sustentável. Foi com base nesse propósito que o WMR surgiu, com foco total em dar um salto na eficiência operacional em nossas próprias fábricas, através da eliminação da movimentação desnecessária de pessoas e da movimentação autônoma e segura de materiais, contribuindo com ergonomia e diminuição da fadiga dos colaboradores. Desde 2023, passamos a disponibilizar essa tecnologia para nossos clientes, com retornos de investimento (ROI) tipicamente inferiores a 18 meses”, conta o chefe de vendas da WEG, Pedro Havranek do Nascimento.
Para Pedro Havranek, a novidade da integração do WEG Mobile Robot com o WMS da Senior é positiva para ambas as empresas, porque cria uma solução única que combina o melhor da robótica com a inteligência e os dados dos sistemas de gestão de armazéns.
Joelma Vieira, head de Logística da Senior Sistemas, diz que a parceria aumenta a eficiência industrial e entrega maior flexibilidade para os clientes. “A integração foi rápida e natural, pois tanto a Senior quanto a WEG dominam suas respectivas tecnologias. Agora, nosso objetivo é potencializar a produtividade e a segurança operacional de nossos clientes com uma solução integrada, flexível e que une o melhor do hardware e do software”, afirma.
As capacidades de carga atual são de 150 kg e 500 kg sendo que em breve o modelo de 1500
kg será lançado, pode operar de forma semiautomática com envios de ordens de movimentação feita por operadores até a aplicação totalmente integradas ao WMS, não importando o atual estágio de automação da operação intralogística.
União de gigantes brasileiras
Já são dezenas de robôs operando nos clientes da WEG e em suas próprias fábricas no Brasil e México. Com o apoio do WMS da Senior, a WEG disponibilizará mais flexibilidade e eficiência para os operadores logísticos. “O nosso WMS gera ondas de separação que orquestram a movimentação dos produtos dentro do armazém logístico. Quando um pedido é feito, o WMS aciona um separador via coletor de dados, que pega o item e o leva até outro ponto. O WMR da WEG vem para automatizar essa movimentação, substituindo a etapa que o separador faria ao percorrer o centro de distribuição. O robô assume a tarefa, transportando o item de maneira eficiente e sem a necessidade de intervenção humana”, conta o head executivo de Logística da Senior Sistemas, Anderson Benetti, sobre como essa integração funciona na prática.
A melhoria é comprovada por um estudo realizado na fábrica de transformadores da WEG em Itajaí (SC), onde se constatou que colaboradores percorriam mais de 9 quilômetros diariamente em tarefas logísticas. Com a introdução do robô, esse esforço físico foi consideravelmente reduzido, resultando em maior eficiência operacional e menor desgaste dos funcionários, além de problemas constantes de desabastecimento de linha de produção serem sanados. “Ao delegar tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, como o transporte de materiais aos robôs colaborativos, as empresas usuárias têm conseguido realocar funcionários para atividades que geram muito mais valor”, sinaliza Pedro Havranek do Nascimento.
A combinação entre as tecnologias também já considera o uso de aplicações de inteligência artificial, permitindo uma tomada de decisão rápida, segura e eficiente. O WMS processa milhares de SKUs e pedidos em tempo real, enquanto o robô utiliza elementos de IA para recalcular rotas e evitar obstáculos. Em paralelo, a WEG desenvolveu um sistema próprio de gestão de frota, que possibilita controlar múltiplos robôs simultaneamente, facilitando operações em larga escala.
A autonomia do robô também é um diferencial: ele conta com bateria que suporta até 10 horas de operação contínua e carregamento rápido em cerca de 90 minutos, tornando o WMR uma solução ideal para ambientes industriais que exigem operações 24 horas por dia. “Além disso, o equipamento é modular e permite adicionar acessórios como braços robóticos, esteiras e prateleiras, adaptando-se facilmente às diferentes necessidades logísticas”, completa o chefe de vendas.
Demonstração exclusiva na Intermodal 2025
A Senior e a WEG realizam uma demonstração exclusiva do AMR durante a feira Intermodal South America — o maior evento dos setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina. O evento, que acontece de 22 a 24 de abril, reúne soluções completas para toda a cadeia logística.
Além da demonstração conjunta, Anderson Benetti e Pedro Havranek do Nascimento irão abordar o tema da automação logística na palestra Logística 4.0: Automação e Sistemas de Gestão Transformando o Setor. Serão discutidas a integração entre automação e softwares de gestão, os desafios atuais e as tendências futuras. “Vamos apresentar diversas tecnologias, incluindo soluções de TMS para contratação e gestão de fretes, WMS com tecnologia Cloud Native e arquitetura baseada em microsserviços. Nosso estande terá operações em tempo real para que o público possa conhecer e interagir diretamente”, afirma Benetti.
“A Senior também atua fortemente com a emissão automatizada de documentos como o CT-e e possui um modelo de plataforma logística integrada. Na Intermodal, apresentaremos uma plataforma logística conectada, que permite comunicação eficiente entre embarcadores e transportadores, além de diversas outras novidades que serão lançadas durante o evento”, complementa Joelma Vieira.