O Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) comemora amanhã o vigésimo nono ano de atuação e de representatividade à participação feminina na economia do município e região.
Para marcar a data, um evento especial aberto à comunidade vai contar com palestra da empresária e conselheira, Monika Hufenüssler Conrads e da vice-presidente de Núcleos Empresariais da Acijs, Simone da Rosa, sobre o tema “Desenvolvimento da Mulher Empreendedora”, às 19 horas, no Centro Empresarial – Cejas.
As duas convidadas abordarão temas relevantes para o sucesso e a evolução dos negócios, celebrando 29 anos do Núcleo e uma trajetória repleta de conquistas e aprendizado, conectando mulheres que desempenham papéis relevantes nas corporações ou no dia a dia na sociedade.
Para as lideranças femininas, será uma oportunidade para reflexão sobre a jornada empreendedora, troca de experiências e fortalecimento de um segmento da liderança feminina. As palestrantes abordarão temas cruciais para o sucesso e a evolução dos negócios.
Inscrições pelo link https://acijs.com.br/agenda/especial-29-anos-do-nme-desenvolvimento-da-mulher-empreendedora/.
Informações pelo telefone (47) 99692-0117 / consultor5@acijs.com.br .
Participação crescente no cenário mundial e brasileiro
De acordo com o Sebrae, a participação das mulheres no empreendedorismo brasileiro tem crescido significativamente nos últimos anos e já representa quase metade dos empreendedores no país. Estudos mostram que, muitas vezes, as mulheres empreendem por necessidade, buscando maior independência financeira e flexibilidade para conciliar trabalho e vida pessoal, mas logo se destacam pela capacidade de resiliência e inovação em setores como comércio, serviços e tecnologia.
Quando se trata de ocupar funções de liderança à frente das organizações, as mulheres também se destacam, embora muitos obstáculos ainda precisem ser vencidos em termos globais.
A pesquisa “Mulheres no conselho: uma perspectiva global”, da Deloitte, empresa internacional de consultoria, auditoria e gestão de riscos, mostra que elas estão presentes em menos de um quarto dos assentos de conselhos administrativos em empresas de todo o mundo – em 2023, elas eram 23,3%.
Quando se fala de cargo de CEOs, o número é ainda menor: são apenas 6%. Os números representam um avanço discreto em relação a 2021: as conselheiras aumentaram 3,6% e as CEOs, 1%.
No Brasil, entre as 160 empresas analisadas, há participação de 170 mulheres em conselhos administrativos. O número de mulheres em conselhos no país cresceu de 10% para 16% de 2021 para 2023. Além disso, houve aumento de 30% na porcentagem de mulheres CFOs (chefes de setores financeiros). O crescimento em relação a CEOs, porém, foi mais tímido. O número foi de 1,2% em 2021 para 2,4% em 2023.
Já a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo IBGE, mostra que as mulheres estão presentes no mundo corporativo ocupando diferentes funções de liderança em mais de nove milhões de negócios.
Santa Catarina aparece com destaque, com a participação de mulheres em diversos setores da economia.