“Mulheres em Campo” fortalece o empreendedorismo feminino em Guaramirim

data 11 de outubro de 2024

O programa desenvolve competências de empreendedorismo e gestão, ensina a planejar e a transformar uma atividade em negócio

Incentivar o protagonismo feminino na administração das empresas rurais. Esse é o principal objetivo do programa “Mulheres em Campo”, iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar de Santa Catarina, em parceria com a Prefeitura de Guaramirim.

O programa desenvolve competências de empreendedorismo rural e gestão, orienta na descoberta do potencial de cada participante e da propriedade, ensina a planejar e a transformar uma atividade em negócio. Em Guaramirim, a capacitação está sendo ministrada pela instrutora, Marinei Balbinot, que destaca a diversidade do grupo e a importância da qualificação.

“Esta é a terceira edição do projeto em Guaramirim que sempre nos brinda com turmas muito boas. Neste grupo temos produtoras, artesãs, confeiteiras, uma diversidade muito grande de mulheres, em suas essências, todas empreendedoras”, completa.

Marinei explica que a capacitação oferece diversas dinâmicas buscando o fortalecimento e o empoderamento feminino nos negócios. Entre os módulos aplicados estão Diagnóstico e Empreendedorismo, Planejamento, Custos de Produção, Indicadores de Viabilidade e Comercialização, além de Desenvolvimento Pessoal.

“Características empreendedoras como coragem, curiosidade e persistência também são estimuladas durante todo o programa. São mulheres que atuam fortemente em seus negócios e aqui conseguimos aperfeiçoa-las, cada uma dentro do próprio universo de empreendedorismo”, enfatiza.

A empreendedora Ieda Ivone Neuhaus Germer, 45 anos, é uma das beneficiadas. Proprietária de um ateliê de artes, oferece arteterapia, além de cursos na área. Para ela, a experiência com o curso está surpreendendo. “Estamos aprendendo na prática como constituir uma empresa, de como desenvolver desde preparo, matéria prima, criatividade, técnicas que vão além do nosso produto pronto. Um curso bem completo que traz muita informação para nós que estamos começando”, enfatiza.

Quem também está se aperfeiçoando é a Andressa Baruffi Lemfers, 37 anos, que trabalha com ovinocultura em Guaramirim. “Já fiz muitos cursos, mas esse em especial, nos traz a possibilidade de precificar melhor o nosso trabalho, além de agregar valor ao que a gente já faz. Conseguimos ter um olhar muito mais objetivo sobre o nosso negócio”, completa.

Rosangela Fatima Pereira, 62 anos, trabalha com turismo rural no município e também está participando do programa. Segundo ela, a troca de experiência entre as participantes é inspiradora. “Algumas aqui começaram a pouco tempo seus negócios, outras estão há mais tempo empreendendo. Essa convivência, junto com as técnicas, é enriquecedora para desenvolver o nosso produto”, finaliza.

Sobre o programa

O Programa “Mulheres em Campo” tem carga horária total de 40 horas, dividida em cinco encontros de 8 horas cada um, com intervalos de sete dias entre eles. Durante os encontros, as mulheres participam de discussões, dinâmicas, atividades de grupo, realizam atividades individuais e com a suas famílias. Também fazem estudos de caso e outras formas de exposição, que tornam o aprendizado mais efetivo e interessante.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia