O mercado dos cosméticos, principalmente no que se refere da linha capilar, sempre tiveram grande destaque entre consumidores brasileiros, ainda mais entre mulheres. Apenas para contextualizar, segundo o portal Valor, o panorama global dos produtos de beleza aponta o Brasil como líder nas exportações, reforçando sua posição como um polo influente na indústria dos procedimentos estéticos.
Noticias relacionadas
Inclusive, temos uma grande gama de marcas consumidas por milhares de consumidoras em todo o país e entre elas algumas em posição de destaque. Porém, assim como ocorre com a alimentação, nem mesmo esse tipo de produto está isento de sofrer proibições da ANVISA.
Tanto é que agora em Julho, algumas mulheres ficaram sem chão com uma dessas proibições que afetaram uma marca de creme capilar, considerada nº 1 do mercado, após o mesmo apresentar um grave grau de perigo à saúde humana em caso de uso.
No dia 17 de julho, através da RESOLUÇÃO Nº 2618, devidamente publicada no Diário Oficial da União, a autarquia proibiu a venda, consumo e propaganda da linha OKRA QUIABO ALINHAMENTO CAPILAR, cuja qual teve TODOS os seus lotes atingidos por esse mesmo decreto.
A linha que está sob responsabilidade da LE PIERI COSMETICOS LTDA, tomou essa medida proibitiva após os produtos citados se apresentarem como em Grau 2 indevidamente notificado em desacordo com o inciso IV do artigo 34 da resolução RDC n.º 752/2022.
Trocando em miúdos, essas regras se referem às inconsistências de informações na rotulagem, ou seja, os mesmos não estavam em conformidade com os parâmetros para controle microbiológico,
bem como os requisitos técnicos e procedimentos para a regularização desse tipo de produto voltado à cuidados de higiene pessoal.
Para quem não sabe no que esse tipo de situação acarreta, a falta dessa consistência nas informações do produto pode não apenas induzir o consumidor ao erro, como fazer o mesmo correr o risco de se submeter a uma substância nociva, podendo causar reações alérgicas diversas e, em casos mais extremos, causar a morte do mesmo.
Apenas para relembrar, de acordo com o Metrópoles, ainda no ano de 2012, uma pesquisa realizada pela Food and Drug Administration (FDA) revelou que grandes marcas de beleza usavam altos níveis de chumbo e outros metais pesados na composição de seus cosméticos.
Esse tipo de composição em excesso, além do risco de câncer, também podem causar alergias e irritações na pele. Sendo assim, é totalmente compreensível esse cuidado com as informações de rotulagem, não é mesmo?
Qual é a situação da marca OKRA QUIABO ALINHAMENTO CAPILAR após a proibição da ANVISA?
Por ser um caso extremamente recente não se sabe exatamente a situação da marca no mercado nesse exato momento, porém a resolução proibitiva permanece ativa.
Vale mencionar também que ao procurar a linha mencionada da marca Le Pieri, as mesmas não são encontradas em nenhum lugar.
Porém, ao clicar em produtos no site oficial, os mesmos não aparecem, como podem conferir nesse link.
Como mencionamos acima, não podemos dar uma certeza absoluta do que esteja ocorrendo, porém essa situação no site pode levantar um alerta quanto à irregularidade autuada pela ANVISA.
Fora isso, não foram encontradas nenhuma declaração da empresa quanto ao ocorrido, porém o espaço permanece em aberto caso a mesma desejar expor a sua versão dos fatos.
Importância da LE PIERI COSMETICOS LTDA
A Le Pieri Cosméticos é uma indústria nacional de cosméticos que nasceu em Janeiro de 1996, com ampla experiência mercadológica e possui uma filosofia de busca continuada na qualidade e no aperfeiçoamento de seus processos, produtos e serviços.