Morre renomado empresário Waldemiro Armindo Veiga

data 7 de janeiro de 2025

A assessoria da empresa revelou que o empresário estava internado, mas não deu detalhes sobre a causa da morte

O fundador da Mineração Veiga, Waldemiro Armindo Veiga, faleceu na manhã desta segunda-feira, 6 de janeiro de 2025, aos 91 anos. A assessoria da empresa revelou que o empresário estava internado, mas não deu detalhes sobre a causa da morte. Localizada em Araquari, a mineradora fundada em 1960 era uma extratora e beneficiadora de areias industriais, desempenhando um papel crucial na economia local e gerando centenas de empregos.

Em nota, a Prefeitura de Araquari lamentou profundamente a morte do empresário e destacou sua contribuição para o desenvolvimento da cidade. “Sempre comprometido com a inovação e a sustentabilidade, o Sr. Veiga implementou práticas pioneiras que consolidaram a Mineração Veiga como a maior do setor na região, com um forte foco em preservação ambiental e uso de tecnologias avançadas”, afirmou a prefeitura. O legado de Waldemiro Armindo Veiga vai além do sucesso empresarial. “Sua trajetória de empreendedorismo e dedicação é um exemplo claro de compromisso com o progresso da cidade e o bem-estar da comunidade”, complementou a nota.

Fundada em 1965 como Waldemiro Armindo Veiga Extração e Comércio de Areias, a mineradora iniciou as atividades com o fornecimento de areia bruta para a Fundição Tupy. Passados alguns anos foram implantados sistemas de beneficiamento para atender a demanda de novas indústrias de fundição, apoiada principalmente no sucesso do fornecimento para a Tupy. Duas décadas depois, a empresa ganhou o nome Mineração Veiga Ltda. Neste período, foi iniciado um maior investimento em tecnologia, com o intuito de aumentar a produtividade e melhoria na qualidade dos produtos. 

Segundo a própria companhia, o real crescimento da empresa iniciou a partir de meados da década de 90, quando uma nova unidade de beneficiamento foi implantada, além de investimentos em renovação da frota de veículos e inovação de equipamentos. Desde então, a Mineração Veiga Ltda tornou-se a maior mineração de areias no sul do país, produzindo em média 500 mil toneladas por ano. Com duas plantas, a Mineração Veiga está localizada às margens da BR-101, no Km 67 , no Corveta, em Araquari. Seu polo industrial ocupa uma área total de 150.000 m² e engloba três usinas de beneficiamento, três fornos de secagem, setor administrativo, galpões e silos de estocagem, laboratórios, oficinas de manutenção e frota. 

Fonte: Brasil Mineral

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia