Noticias relacionadas
A jornalista Sylvia Távora, conhecida por sua atuação como repórter da TV Globo e apresentadora do Bom Dia PE na década de 1990, faleceu nesta sexta-feira (23), aos 54 anos, no Recife. Sylvia estava internada há 15 dias no Hospital Português, no bairro do Paissandu, após realizar uma cirurgia para a retirada de um tumor no cérebro no mês passado.
Nascida em 20 de julho de 1970, Sylvia se mudou para Pernambuco nos anos 1990, onde consolidou sua carreira no jornalismo, atuando na TV Globo e na TV Guararapes. Nos últimos anos, após deixar o jornalismo, Sylvia se dedicava à produção de joias e acessórios sustentáveis, apresentando-se nas redes sociais como artesã e designer de sustentabilidade.
Em julho deste ano, Sylvia participou da Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte), onde expôs uma coleção inspirada em pássaros, em especial uma homenagem à sua calopsita Garry. Pouco depois, ela foi diagnosticada com um tumor no cérebro, iniciando um tratamento que incluiu quimioterapia e radioterapia, mas seu quadro se agravou, levando à nova internação em agosto.
A morte de Sylvia foi lamentada em nota conjunta pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope), que destacaram seu compromisso com o jornalismo ético e a qualidade da informação.
“Nesse momento de dor e tristeza, nossas condolências para familiares, amigos e admiradores”, declararam as entidades.
Karla Almeida, amiga próxima e também jornalista, relembrou o impacto da notícia e a luta anterior de Sylvia contra o câncer de mama, da qual ela havia se recuperado. Karla contou que Sylvia veio de Brasília para o Recife nos anos 1990 após se apaixonar pelo marido, Jader Pedrosa, com quem teve dois filhos.
“Ela era uma pessoa que amava viver e tinha muita fé”, disse Karla.