Moradores são surpreendidos com alerta de terremoto no celular nesta sexta

data 14 de fevereiro de 2025

A mensagem disparada por volta das 2h20, mencionava diferentes níveis de abalo sísmico – entre 4,4 e 5,5 de magnitude

Moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro foram surpreendidos na madrugada desta sexta-feira, 14, com um alerta de terremoto enviado para celulares que usam o sistema operacional Android. A mensagem falava de registro de tremores de terra no litoral norte paulista, com epicentro a cerca de 55 quilômetros de Ubatuba.Para diferentes lugares entre os dois Estados, a mensagem – disparada por volta das 2h20 – mencionava diferentes níveis de abalo sísmico – entre 4,4 e 5,5 de magnitude. A Defesa Civil paulista, porém, disse não ter registrado nenhuma ocorrência do tipo.

“A Defesa Civil do Estado de SP esclarece que não emitiu nenhum alerta de terremoto na madrugada desta sexta-feira (14)”, informa o órgão, em nota. Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), continua a Defesa Civil, “não foi registrado nenhum abalo sísmico no Estado”. Tampouco as defesas civis municipais fizeram algum atendimento nesse sentido.

O site do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora abalos sísmicos em todo o planeta, também não aponta para ocorrências de tremores de terra perto do litoral de São Paulo.

Terremotos não costumam ocorrer no Brasil, por conta posição geográfica do País, bem no meio de uma placa tectônica. Isso não significa, porém, que seja impossível sentir tremores advindos de abalos sísmicos que ocorrem em regiões próximas.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia