Moção apela por retomada do programa “Auxílio Viagem” para idosos

data 11 de abril de 2025

Vereadores ressaltam que o convívio com grupos de fora do município é fundamental para ampliar as experiências e opções de lazer.

Na sessão desta quinta-feira, a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou uma moção de apelo que solicita a retomada do programa “Auxílio Viagem” para os clubes de idosos do município. A proposta é de autoria dos vereadores Jair Pedri (PSD) e Delegado Mioto (União).
A moção apela para que o município destine orçamento e recursos ao programa com o objetivo de viabilizar viagens, passeios e outras atividades fora do município para os grupos da terceira idade. Segundo os autores, essas ações são essenciais para garantir um envelhecimento ativo e saudável, assegurando aos idosos o direito à educação, cultura, esporte e lazer, conforme previsto em leis e diretrizes sociais.
O documento também destaca a importância do Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, que iniciou suas atividades em 18 de maio de 1999 e passou a ter a atual denominação em 11 de novembro de 2009. O centro conta hoje com 34 grupos de idosos, reunindo mais de 3.000 participantes. Atualmente são oferecidas 16 oficinas que atendem 416 inscritos, com atividades como ginástica, jogos de mesa, tapeçaria, coral, bordado e música.
Os vereadores ressaltam que o convívio com outros grupos de fora do município é fundamental para ampliar as experiências e opções de lazer dos idosos jaraguaenses. Segundo o texto da moção, o programa de “Auxílio Viagem” já existiu anteriormente, mas foi descontinuado durante a gestão 2013-2016.
A moção foi enviada ao Executivo para ciência do apelo.

Veja também

2025 © Meu Personalyt