Moção apela por construção de novo Centro de Convivência para idosos

data 16 de julho de 2024

Foco é acompanhar a tendência de envelhecimento da população brasileira.

Na sessão desta terça-feira na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma moção que apela ao Executivo pela implementação e construção de um novo centro de convivência para idosos no município. As autoras da matéria apontam que o atual Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, que funciona no Parque Municipal de Eventos, não atende mais às necessidades dos grupos de idosos, que precisam de um espaço adequado para o desenvolvimento de suas atividades.
A moção ainda destaca a importância do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003), que assegura aos idosos o direito à vida com todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental, bem como para o seu desenvolvimento moral, intelectual e social em condições de liberdade e dignidade.
O centro de convivência, atualmente vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, tem como objetivo principal desenvolver atividades que fortaleçam os vínculos e a convivência comunitária. Essas atividades incluem apoio, acolhida, reflexão e integração dos idosos.
Considerando a tendência de envelhecimento da população brasileira nos últimos anos, a moção reforça a necessidade de planejamento e ações do poder público para ampliar o atendimento ao idoso em Jaraguá do Sul. Especificamente, a moção propõe a implantação do Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt em um local exclusivo e adequado.
Além disso, a proposta inclui a possibilidade de implementação de um Centro-Dia para idosos, um serviço de proteção social especial de média complexidade. Esse Centro-Dia receberia idosos pelo período mínimo de quatro horas oferecendo a atenção e os cuidados necessários.
A moção foi enviada ao Executivo para ciência do apelo.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia