A Câmara Mirim de Jaraguá do Sul aprovou na sessão dessa quarta-feira um requerimento que pede audiência pública sobre os impactos do tempo de exposição de crianças e adolescentes a computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos. O documento é de autoria do vereador mirim João Victor dos Santos Machovski, da E.M.E.B. Luiz Gonzaga Ayroso, e ressalta os efeitos negativos que o tempo excessivo de tela causa na sociedade.
O jovem parlamentar se baseia em estudos que associam o uso prolongado de eletrônicos a consequências como problemas de saúde física e mental, déficit de atenção, sedentarismo, distúrbios do sono e transtornos de ansiedade e depressão. Ele considera que o tema tem gerado preocupação constante em pais, educadores e profissionais de saúde.
“Por meio do diálogo com especialistas e representantes da comunidade, busca-se identificar estratégias de prevenção e conscientização, fomentando práticas mais equilibradas e saudáveis no uso da tecnologia pelas novas gerações”, justifica Machovski. O vereador mirim também argumenta que a realização da audiência pública promove um espaço de debate democrático para que soluções, alternativas e discussões sejam analisadas de forma coesa e transparente pela cidadania jaraguaense.
Agora, o requerimento será encaminhado para as autoridades que poderão participar da audiência, que ainda terá a data definida.