Cada vez mais, envelhecer bem entrou para a lista de prioridades de homens e mulheres de todo o mundo. No entanto, a estética de rostos extremamente esticados e sem expressão se tornou ultrapassada e hoje perfis de todas as idades buscam uma aparência mais natural. O desejo ganhou nome: quiet beauty e em Jaraguá do Sul tem na Dra. Camila Fortkamp uma grande expoente. Desde 2022, ela comanda a Harmoniklinic – Harmonização Orofacial e vem entregando resultados que cumprem o propósito de realçar o que cada paciente tem de bom, enquanto disfarça imperfeições sem deixar perceptível que a pessoa passou por procedimentos estéticos.
O segredo? Muito estudo e evolução constante. Camila fez parte do curso que formou os primeiros especialistas em harmonização facial do Brasil, no ano de 2014. Graduada em odontologia, ela conta que quando apostou na área sequer tinha certeza de que as aulas lhe garantiriam um título e comemora os avanços que o segmente estético viveu ao longo da última década. “Até pouco tempo atrás, a harmonização facial ficava restrita aos muito ricos, celebridades. Depois veio o preconceito, com o termo ‘demonização facial’ associado a exageros e maus profissionais”, lembra. Hoje, com técnicas e produtos cada vez mais modernos e o conceito de medicina regenerativa aplicado à estética, a realidade é outra.
No lugar de preenchimentos, o uso do bioestimulador de colágeno ganha espaço melhorando a firmeza e elasticidade da pele, e reduzindo rugas e linhas finas. O botox segue entre os queridinhos, mas de modo geral cirurgias e métodos invasivos têm ficado em último plano quando o assunto é fazer um planejamento para envelhecer. E isso é mérito da forma de trabalho adotada não só por Camila, mas por toda a equipe da Harmoniklinic, que conta com biomédica, médicos, nutricionista, dentista e uma especialista em estética corporal e emagrecimento.
Noticias relacionadas

“Quando um paciente chega até mim, gosto de fazer uma avaliação completa. É uma conversa longa em que procuro entender suas expectativas e estilo de vida. Gosto de mostrar todas as opções apresentando o antes e depois, detalhando a recuperação, duração do procedimento e resultados”, explica e conclui: “a decisão final é da pessoa, mas as deixo cientes de cada detalhe antes de fazer qualquer procedimento”, conta. Para ela, mais do que fazer uma venda, os profissionais da estética precisam compreender que estão lidando com sonhos. Que através das suas mãos podem contribuir para a autoestima do paciente e para que sua vida deslanche em muitos aspectos.
Camila Fortkamp é incisiva ao afirmar que a preocupação estética não é mera futilidade. Sabe aquela máxima de que a beleza está nos olhos de cada um? Ela defende esse aspecto e reitera que por vezes um detalhe que passa despercebido pelas pessoas ao redor pode representar um grande problema e gerar inseguranças, capazes de interferir na personalidade e impedindo que o paciente avance em muitos campos da vida, como o profissional e mesmo nos relacionamentos. Por isso, antes de apontar defeitos, na Harmoniklinic você encontra um espaço de acolhimento e segurança. Um local onde será ouvida com atenção e, a partir disso, encontrará possíveis soluções.

Cuidado em cada detalhe
É claro que na avaliação feita por Camila Fortkamp há métodos a serem seguidos e um deles é o de medidas cefalométricas. Basicamente, serve para avaliar a equivalência entre as proporções do rosto; ver se estão no padrão ideal. Isso impede, por exemplo, preenchimentos labiais desproporcionais e é de extrema importância no planejamento de todo o tratamento. “Na minha área é preciso saber dizer não para evitar coisas que não ficam naturais”, conta. Afinal, quando sai do consultório, o rosto desse homem ou mulher acaba sendo a principal propaganda de Camila, que afirma ainda ser o boca a boca a melhor divulgação.
Como exemplo de casos em que nem sempre o “ideal” é aquilo que fica bom para você, ela cita o nariz da modelo Gisele Bündchen, eleito o mais feio em uma publicação em que essa parte do corpo estava isolada do todo. Segundo a profissional, às vezes um simples ajuste em outra parte do rosto pode mudar o foco de atenção e interferir em toda a harmonia. Por isso, a avaliação prévia é fundamental para que o resultado saia conforme as expectativas do cliente. Na Harmoniklinic – Harmonização Orofacial não tem “receita de bolo” ou tratamento fechado. É tudo uma questão de alinhar finanças e expectativas, tornando a beleza e autoestima acessíveis a todos os tipos de público.
“Queremos que nossos pacientes voltem se gostando mais, independente do objetivo ou faixa etária”, argumenta Camila, que atende aos perfis mais diversos, mas com predominância de mulheres na faixa etária 30+. Os homens, antes um tanto reticentes quando o assunto era vaidade, também têm perdido o preconceito e apostado na estética. A clínica atende ainda a galera jovem, mas nesses casos, quando a paciente é menor de idade, necessita de acompanhamento dos pais ou responsáveis e nenhum procedimento permanente entra no protocolo de atendimento. “Conquistamos a confiança dos nossos clientes com produtos e técnicas de qualidade, tendo o cuidado de tratar pontos e usar quantidades adequadas de produtos em cada particularidade”, reforça.

Evolução constante para manter padrão de atendimento
Camila Fortkamp se formou em odontologia no ano de 2010. Natural de Jaraguá do Sul, cresceu em uma família formada por profissionais da saúde – o pai é oftalmologista e a mãe dentista também – e assim que pegou seu diploma começou a atender na clínica da família. Com especialização em radiologia, sua alma sempre teve um apelo estético e, depois de um tempo, percebeu que os clientes atendidos no local eram muito diferentes daqueles que procurava atingir. Foi o start para alçar novos voos.
Mas antes de investir em um espaço só seu, buscou muito conhecimento. Todos os anos ela faz pelo menos duas viagens internacionais para participar de cursos, workshops e feiras do setor para ficar por dentro das inovações em técnicas, produtos e equipamentos. Neste ano está com viagem marcada para os Estados Unidos, mas já passou por regiões como Mônaco, Paris e Tailândia. Os asiáticos, aliás, são referência quando o assunto é pele saudável e é impossível ignorar o que é produzido no continente em termos estéticos.
Camila só reclama dos entraves burocráticos impostos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que muitas vezes leva mais de um ano para liberar o uso de determinada tecnologia no país. Ainda assim, ela destaca que o investimento compensa e até atrai pessoas que vivem fora do Brasil para se submeter a procedimentos aqui. Segundo ela, lá fora, apesar de ser o berço das novidades, o custo dos profissionais é altíssimo, o que acaba atraindo uma parcela do público que vem passear ou visitar parentes no Brasil. A Harmoniklinic – Harmonização Orofacial também atrai moradores de cidades da região e até mesmo das capitais mais próximas, como Florianópolis e Curitiba. São pessoas que antes de avaliar o preço consideram a qualidade e o cuidado no momento da escolha, assim como a formação técnica do corpo clínico. Além de estar constantemente aprendendo mais, Camila também já deu aulas em cursos de especialização na Grécia e em Lisboa e hoje oferece aulas e mentorias na própria clínica para profissionais que desejam o aprimoramento.
Outro diferencial que a clínica oferece é o teste genético que, com uma simples amostragem de material, é capaz de identificar pré-disposições para doenças, intolerâncias alimentares, resistência a certos alimentos… uma verdadeira história do seu DNA que permite prevenir e até mesmo tratar problemas que podem vir a acomete-lo no futuro. “É investir em cuidado antes de o problema aparecer. A tendência futura é essa e o teste só vem para ajudar”, salienta.
Para o futuro, Camila quer seguir trabalhando, estudando e ampliando o seu espaço, que começou pequeno, mas hoje conta com uma equipe multidisciplinar a pedido da própria clientela, que busca otimizar o tempo e resolver todos os problemas em um só local. E se o assunto é agilizar o atendimento, quem preferir pode fazer a consulta de avaliação on-line, modelo ideal para quem vem de fora. Novas especialidades também devem ser agregadas no futuro e ela garante: serão como um espelho da sua forma de atendimento. “Quero ao meu lado pessoas com a mesma iniciativa, cuidado e acolhimento. A excelência é nossa principal preocupação do momento em que a pessoa vem para a avaliação até o resultado final”, finaliza.


Serviço
Harmoniklinic – Harmonização Orofacial.
Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30 (consulte disponibilidade para agendamentos fora desse horário).
Onde: Rua João Picolli, 322 – Sala 01 (térreo edifício Jourdan) – Centro.
Informações e agendamentos: (47) 3202-2104 e 9880-34808 / @harmoniklinic .