Médicos participam de capacitação sobre profilaxia pós-exposição

data 4 de fevereiro de 2025

O objetivo foi qualificar os profissionais para a prescrição e o acompanhamento de usuários que utilizam a PEP, uma estratégia de prevenção ao HIV.

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu nos dias 29 e 30 de janeiro uma capacitação sobre profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP) para os médicos da rede municipal. A formação foi conduzida pelas profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a médica Larissa Maestri Brognoli e a psicóloga Leniria de Cassia Menel. O objetivo foi qualificar os profissionais para a prescrição e o acompanhamento de usuários que utilizam PEP, uma importante estratégia de prevenção ao HIV.
A PEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais por indivíduos que foram expostos ao risco de infecção pelo HIV, como em situações de violência sexual, acidentes ocupacionais ou relações desprotegidas. Para que seja eficaz, o tratamento deve ser iniciado em até 72 horas após a exposição e mantido por 28 dias sob acompanhamento da equipe de saúde.
Este trabalho compreende o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS – 3), objetivo 3.3, que visa acabar com as epidemias de doenças tropicais negligenciadas, Aids, tuberculose e malária, e combater outras doenças transmissíveis e a hepatite até 2030.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia