Durante o inverno precisamos manter um olho na balança, porque a estação fria – com aquelas comidas quentes, deliciosas e bem calóricas – nos provoca a desafiar a dieta e pode nos fazer perder o controle sobre o peso e engordar um bocado.
Essa gula não deixa de ser natural, pois os dias mais frios exigem um consumo maior de calorias para compensar a perda de calor do corpo para o meio ambiente, por isso é tão bom comer aquela feijoada, macarronada, mocotozada, aquela vaca atolada e tantas outras coisas boas típicas de inverno.
Além de comermos mais comidas pesadas, a tendência nos meses frios do ano é também engordar, uma vez que a vontade de fazer exercícios diminui por causa das temperaturas baixas. O meio ambiente gelado nos tira a vontade de sair para o ar livre para caminhar ou fazer exercícios.
Logo, a relação entre frio e aumento de peso é muito comum, assim como é natural observarmos pessoas reclamando que sentem mais fome e que não encontram motivação para se exercitar nessa época.
Outro fator que contribui para isso é o fato de que no inverno usamos roupas mais pesadas que escondem o corpo, o que faz com que muitos deixem de lado as boas práticas de vida sem se importarem com a saúde, já que os danos à estética são menos visíveis com o corpo coberto por roupas volumosas.
O resultado nós já sabemos qual é: os números da balança vão lá para cima! Eles sobem e a gente sabe que depois é difícil fazer eles baixarem de novo, não é verdade? Vamos, então, seguir o velho ditado que diz: tudo que é demais faz mal.
Coma o que quiser, mas não o quanto quiser. Desde que não seja proibido pelo seu médico, dá para comer de tudo, mas com moderação, para não se arrepender depois. Não se prive das delícias do inverno, mas cuide para manter uma dieta equilibrada e sem abusos, e pratique atividade física.
Use roupa adequada para evitar os resfriados e suas consequências nefastas; e hidrate-se bem para combater o ressecamento de pele e das mucosas que o frio pode causar.
Cuide-se bem e passe o inverno com saúde.