Maitê Martins: Cantora mirim de Jaraguá do Sul é destaque no programa Raul Gil

data 22 de outubro de 2024

Maitê Martins fez uma performance de Tinker Bell no quadro “Turma do Vovô Raul”. Desde então, a jaraguaense tem alçado voos cada vez mais altos na carreira musical e sonha retornar aos palcos do SBT em breve.

“Na hora eu surtei. Amei”! Essa foi a reação de Maitê Martins, 10 anos, ao receber a notícia de que foi selecionada para participar do quadro musical “Turma do Vovô Raul”, do “Programa Raul Gil”, no SBT. Dedicando-se ao canto há alguns anos e com participações em vários festivais de música em Jaraguá do Sul e região, ela conta que sempre foi fã do apresentador e sonhava conhece-lo para lhe dar um abraço apertado. Então, quando apresentou uma canção inspirada na personagem Tinker Bell – a Sininho –, viveu um dos momentos mais emocionantes de sua carreira.

Natural de Jaraguá do Sul, Maitê sempre teve a veia artística aflorada, mas resolveu mostrar que seu maior talento era para a música de maneira bastante original. “Ela participava do grupo de dança da igreja quando, por volta dos cinco ou seis anos de idade, simplesmente parou no palco e começou a cantar a música da coreografia”, diverte-se contando a mãe, Juliana Martins, que hoje acompanha a filha em tempo integral. O fato chamou a atenção de todos os presentes, que caíram na gargalhada, e serviu para mostrar que talvez fosse preciso investir mais na voz que na dança para alcançar o sucesso. Especialmente porque o talento é de família e o pai já teve uma dupla sertaneja anos atrás.

“Cresci ouvindo gospel e sertanejo e hoje costumo interpretar músicas desses estilos”, conta a garota que, ao longo do tempo, buscou conhecimento em aulas de canto e participando de festivais de música pela região. A timidez que tomou conta em sua primeira aparição no palco também tem sido contornada com aulas de teatro e hoje é só mais uma história que faz a família rir. Talvez assustada com a quantidade de público, ela encerrou seu número e simplesmente saiu correndo do palco sem mais explicações. Com o tempo e a experiência, os resultados foram surgindo e ano passado ficou em terceiro lugar no Festival da Canção de Jaraguá do Sul. Já em 2024, levou o primeiro prêmio na mesma competição, no festival de música de Rio do Sul e no Festival Cultural de Barra Velha, promovido pela Amvali e que reuniu participantes de todas as cidades da região com idades entre 10 e 17 anos.

Como estratégia, selecionaram uma canção no início do ano e estão apresentando a mesma em todas as competições. Tudo isso para que a cantora mirim se sinta mais segura ao subir no palco. A escolha? “Desperdiçou”, da dupla Sandy e Junior. Quando surgiu a oportunidade de participar do “Programa Raul Gil”, no entanto, a seleção foi totalmente diferente e exigiu criatividade e pesquisa. Com o tema filmes e séries, a seletiva durou cerca de três meses e foi necessário enviar uma série de vídeos com performances de personagens famosos que se encaixassem no seu perfil e ainda não tivessem sido explorados por outras crianças. Quando finalmente aprovaram Tinker Bell, a alegria foi imensa e não tem como não agradecer a duas pessoas muito importantes nesse processo: Taciane Martins e o seu filho, Bernardo Schroeder, que também estampa essa edição especial de Dia das Crianças.

A primeira foi professora de Maitê e nunca perdeu o contato graças às redes sociais, tendo papel determinante como incentivadora. A ideia deu tão certo que em breve ela volta aos estúdios da emissora para mais uma apresentação, ainda sem repertório definido. Com três concorrentes por programa, a cantora infelizmente não foi o destaque da edição, mas amou a experiência, recebeu um cachê e troféu de participação, pode ver seu ídolo de perto e ainda conheceu vários astros no tempo que passou circulando entre os estúdios.

Mais motivada do que nunca, Maitê mantém o sorriso de orelha a orelha e está com a agenda cheia para divulgar sua participação. Estudante da quarta série, ela ainda faz aulas de teclado e conta que é boa em português, o que provavelmente irá ajudar nos outros planos que tem para o futuro. Amiga de Bernardo, ela conheceu boa parte do elenco de “A Caverna Encantada” e agora sonha fazer uma novela. Quem sabe não venham logo novos testes e desafios!? O futuro irá dizer. “Enquanto isso, também temos investido nas redes sociais, produzindo bastante conteúdo e tentando entrar para o universo de influencer digital, inclusive já negociando com algumas marcas da região”, conta a mãe, otimista com as surpresas e realizações que 2024 tem proporcionado a toda  família.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia