Mais um grande avanço para o ensino público de Jaraguá do Sul. Na manhã desta segunda-feira (26), foi inaugurado o maior Centro Municipal de Educação Infantil do Município, o CMEI Profª Leonice Cisz, no bairro Ilha da Figueira. Para a Educação Infantil, a entrega representa um novo momento: fila de espera por vagas zerada no bairro e arredores e uma evolução significativa na espera por vagas nos demais CMEIs, tendo em vista que não há zoneamento para a Educação Infantil.

Noticias relacionadas
As obras iniciaram em 2022. São mais de 3.400m² de área construída. A edificação é ampla, a arquitetura segue as novas tendências aplicadas aos ambientes escolares mais modernos e inclusivos, proporcionando uma experiência educacional única aos alunos. O projeto destacou a iluminação natural, ventilação adequada e espaços de convivência que contribuem para o conforto e o bem-estar dos estudantes e professores.
Ao todo, são 20 salas de aula, quatro parques infantis, chuveirão para os dias quentes, cozinha, refeitório, salas de professores, coordenação, de leitura e administração, refeitório, cozinha com equipamentos e móveis sob medida e demais ambientes administrativos.
A unidade escolar recebeu mobiliários e equipamentos novos e está totalmente equipada para atender os alunos com qualidade e segurança. A obra foi concluída em janeiro deste ano, com investimento de R$ 14.804.874,43. O CMEI tem capacidade de ofertar 400 novas vagas do berçário à pré-escola.
Várias autoridades acompanharam a solenidade de entrega. Entre elas, os familiares da professora Leonice Cisz, patronesse do CMEI, homenageada pelo trabalho relevante em prol da educação em Jaraguá do Sul. Leonice, faleceu em janeiro de 2024. O filho, Diego Bogo, falou sobre a importância do reconhecimento à trajetória da mãe. “É algo que toca nosso coração de forma indescritível. Foram mais de 25 anos dedicados ao ensino de Jaraguá do Sul. Agradecemos e estamos honrados com esta homenagem. Nossa gratidão por este momento”, falou emocionado. A secretária de Educação Iraci Muller lembrou dos avanços no ensino público de Jaraguá do Sul e ressaltou que existe um cronograma amplo de investimentos para a área. “É um trabalho em conjunto que possibilita a entrega de tantas obras significativas. Vamos continuar investindo, a educação de Jaraguá do Sul merece estes investimentos.”

O prefeito Jair Franzner também destacou a evolução do ensino público na cidade. Disse que a Administração vai continuar investindo em novas estruturas, novos espaços e demais melhorias que contribuam com a qualidade do ensino. Ele citou, ainda, o avanço quanto à oferta de vagas na Educação Infantil.
Em 2022, tínhamos mais de mil crianças aguardando por vaga em CMEI. Em 2023 conseguimos diminuir para, pouco mais, de 700 crianças em espera. Em 2024, o número baixou para 629. Hoje, são 288 crianças aguardando para serem chamadas, sendo que, desse total, apenas 72 ainda não tiveram efetivamente a oferta de uma vaga, as demais foram chamadas, mas os pais decidiram aguardar por vaga no CMEI de sua preferência. Isso é um avanço, resultado de muito planejamento, trabalho e comprometimento de nossas equipes”.
A Educação Infantil atende, atualmente, mais de 7.900 crianças do berçário à pré-escola.
Histórico do CMEI
Com o crescente aumento populacional do Bairro Ilha da Figueira, e com o intuito de atender famílias que precisam deixar as crianças aos cuidados prestados nos centros de educação infantil, em 21 de novembro de 2022, deu-se início à história desta unidade escolar ao se colocar em execução a construção do CMEI.
Quanto à denominação do CMEI, após a votação favorável do Projeto de Lei Ordinária Nº 38/2024 realizada pelo Poder Legislativo em 04 de abril de 2024, o Poder Executivo sancionou a Lei N°9.615/2024, em 10 de abril de 2024, que formalizou a denominação de Centro Municipal de Educação Infantil Professora Leonice Cisz, considerando o relevante trabalho da professora frente à educação jaraguaense.
Professora Leonice Cisz
É filha de José Cisz e Alida Fodi Cisz, nasceu no município de Massaranduba em 04 de novembro de 1961 e veio a óbito em Jaraguá do Sul, no dia 22 de janeiro de 2024. Leonice, formada em Pedagogia, ao longo dos 25 anos de carreira, deixou uma admirável história dedicada à educação jaraguaense, principalmente, no segmento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Sua jornada foi marcada por um comprometimento exemplar, sendo reconhecida não apenas por sua competência pedagógica, mas também por seu carinho, disposição e atenção destinados diretamente aos alunos. Além do mais, ela sempre procurou se aperfeiçoar no cenário educacional com intuito de expandir o processo de ensino e aprendizagem. Como visto, trata-se de uma história de dedicação e de amor em prol da educação, a qual refletiu positivamente na escolha do nome desta unidade escolar.
