Dona Helena vai deixar muitas saudades.
Noticias relacionadas
Dona Lilli, como era conhecida, era a pessoa mais idosa do bairro, e será velada na Igreja Evangélica Luterana de Santa Luzia, a partir das 15h30. O sepultamento será na quinta-feira (20), às 9h, no cemitério da mesma localidade
Filha de Leopoldo e de Bertha Schuardt Fiedler, Dona Lilli trabalhou no comércio dos pais durante sua infância e juventude.
Em 1943, casou-se com Waldemar Gumz, com quem teve três filhos e abriu um estabelecimento comercial de secos e molhados, a Casa Comercial Waldemar Gumz, posteriormente Agropecuária, Comercio e Frigorifico Gumz e, mais tarde, Frigumz.
O senhor Waldemar Gumz faleceu em 26 de agosto de 2000, aos 79 anos, e deixou um grande legado ao lado de sua esposa Lilli.
O casal Gumz ajudou de várias formas a comunidade do bairro Santa Luzia. Como exemplo, as doações de terrenos para a Sociedade Caxias, para acesso à Comunidade Luterana, para construção de posto de saúde e de creche do local.
Também fizeram a construção de uma estrutura para abastecimento de água e de uma mini usina para fornecimento de energia elétrica para a Igreja Católica do bairro.
Além disso, eles já ajudaram a Escola de Educação Básica Elza Granzotto Ferraz, em tempos difíceis e de poucos recursos, a encontrar freiras que pudessem lecionar na instituição, oferecendo hospedagem e alimentação às professoras.
Em 2022, quando completou 100 anos, Dona Lilli recebeu uma homanagem da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.
Fonte: Portal de Schroeder