Atento às necessidades de ampliação do potencial turístico da região, o deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) acaba de propor na Alesc o Projeto de Lei 1/2025, que institui a Rota Turística Religiosa Caminhos do Santuário. O projeto foi o primeiro protocolado no ano no Legislativo catarinense. A rota abrange os municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Luís Alves, Ilhota, Gaspar, Brusque e Nova Trento, e inclui igrejas, capelas, santuários, grutas, mirantes, cachoeiras e outras estruturas como vias, trilhas, morros, eventos e atividades relacionadas ao tema localizadas no percurso proposto.
“Como uma pessoa que cresceu em uma família religiosa e que valoriza a fé, eu acredito que a rota será uma grande oportunidade de aproveitarmos da melhor maneira, de forma qualificada e profissional, essa vocação nos nossos municípios, além de gerar emprego e renda nas localidades e no seu entorno. Será uma grande conquista, sem sombra de dúvidas”, observa Lunelli.
O objetivo é valorizar as vocações turísticas, econômicas, gastronômicas e religiosas, além de facilitar a captação de recursos para investimentos nesses locais. Além disso, com a implementação da rota por lei, será possível promover comercialmente a região de forma mais atrativa por meio da integração das atrações, eventos e pontos turísticos religiosos de todos os municípios integrantes em parceria com o Governo do Estado, prefeituras, associações de municípios e conselhos municipais de turismo, entre outras ações.
Deputado pede urgência na análise de projeto que cria os Parques Lineares Barriga-Verde
O deputado estadual Antídio Lunelli também fez um apelo aos colegas deputados para que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) dê celeridade à tramitação do projeto de lei de sua autoria que institui o programa “Parque Linear Barriga-Verde”. A matéria foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em outubro do ano passado e agora está sob análise das outras comissões antes de chegar ao plenário.
A proposta tem como objetivo criar uma rede de parques lineares em cidades catarinenses voltados à prevenção de enchentes e alagamentos, aos moldes do Parque Linear Via Verde, implantado por ele quando era prefeito de Jaraguá do Sul.
Lunelli destacou a importância de a iniciativa ser implementada com urgência, citando os recentes episódios de chuvas intensas e alagamentos que atingiram diversas regiões de Santa Catarina mais uma vez nas últimas semanas. “Não adianta a gente ficar a cada enchente correndo atrás do prejuízo se na prática não fizermos nada, ou quase nada, para mudar essa realidade”, cobrou o parlamentar.
Noticias relacionadas

Parque Via Verde em Jaraguá do Sul
Segundo dados da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, o Parque Linear Via Verde contribuiu significativamente para minimizar os danos causados por enchentes. Em 2022, mesmo com 339,3 milímetros de chuva acima do esperado, o município registrou apenas 20 ocorrências sem gravidade, sem deixar famílias desamparadas ou fora de suas residências. Já em 2011, quando o parque ainda não existia, 70% da área urbana foi atingida por cheias, afetando metade da população e deixando dezenas de pessoas desabrigadas e desalojadas.
“Não existe uma solução mágica que impeça todos os desastres, mas essa iniciativa comprovadamente reduz os impactos. Claro que junto dela os prefeitos precisam trocar as tubulações, desassorear os rios, manter a limpeza em dia. É o mínimo”, defendeu.
Com a aprovação inicial na CCJ, a solicitação de Lunelli é de que o projeto avance rapidamente para a votação em plenário, permitindo a implantação dos parques em diferentes cidades de Santa Catarina através de parcerias entre Estado, municípios, órgãos de Defesa Civil e até mesmo Promotorias de Meio Ambiente.