Fevereiro foi um mês importante para as relações internacionais de Santa Catarina. Isso porque uma comitiva de lideranças formada pelo governador Jorginho Mello embarcou para os Emirados Árabes Unidos com o objetivo de se aproximar do país e entender como ele se transformou em uma potência mundial em poucas décadas.
A região estava bem representada na viagem, com a presença do deputado estadual Antídio Lunelli, que aproveita para destacar as estruturas de comércio, tecnologia, turismo e investimentos que viu nos Emirados.
“Dubai e Abu Dhabi são uma grande potência econômica, com importantes portos, zonas de livre comércio que atraem diversos negócios estrangeiros e muita tecnologia. Fora o turismo de construções grandiosas, a cultura e a segurança”, avalia.
A comitiva teve compromissos oficiais em Dubai e Abu Dhabi, entre os dias 19 e 24. O grupo também foi composto pelo presidente da Alesc Mauro de Nadal, senador Jorge Seif, prefeito de Balneário Camboriú Fabrício de Oliveira, secretários de Estado da Fazenda, da Articulação Nacional e Articulação Internacional, além dos presidentes da SC PAR, da Fiesc e da Acafe.
Boas notícias em Dubai
A agenda das lideranças catarinenses começou com o ministro de Estado do Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Thani Al Zeyoudi. Na ocasião, foram apresentadas as potencialidades econômicas e turísticas de Santa Catarina com o intuito de estreitar as relações bilaterais entre o Estado e o país do Oriente Médio.
Na avaliação de Lunelli, o encontro foi extremamente promissor. “O ministro demonstrou interesse muito grande em investir na infraestrutura catarinense, nos nossos portos, aeroportos, ferrovias e no turismo”, aponta.
Em sua fala, o ministro ainda destacou que há expectativa do fechamento de um acordo comercial entre os Emirados Árabes e o Mercosul até o fim do ano, o que beneficiaria Santa Catarina. Para isso, uma comitiva do país deve visitar o Brasil nos próximos meses.
O grupo também se reuniu com o diretor da Câmara Árabe-Brasileira, Rafael Solimeo, com o intuito de potencializar a promoção de Santa Catarina nos Emirados Árabes. A Câmara representa 22 países da região.
No segundo dia de viagem, a comitiva se reuniu com a Câmara de Comércio de Dubai e apresentou os potenciais catarinenses. Também mostrou que o Estado está interessado não somente em exportar, como importar produtos e tecnologias dos Emirados Árabes Unidos. O grupo ainda buscou entender quais as necessidades dos empresários de Dubai.
Depois, os catarinenses conheceram o Jebel Ali Port, o porto de Dubai. Eles foram recebidos pelo vice-diretor executivo da DP World, Sr. Mohammed Al Muallem. Ao todo, o porto movimenta 14 milhões de contêineres ao ano e atende cerca de três bilhões de pessoas em diferentes continentes. Atualmente são 10 mil empresas presentes no porto, todas movidas a energia solar.
Segundo Lunelli, a visita mostrou como os portos catarinenses precisam de modernização. “Lá, a liberação de um contêiner leva de 15 a 30 minutos, apenas. Antes mesmo de o navio chegar ao porto, as notas fiscais são enviadas à alfândega, que já indica o que precisa ser inspecionado. É impressionante”, observa.
Durante a reunião, os representantes da DP World destacaram que acompanham a situação dos portos catarinenses e que têm interesse em administrar o Porto de Itajaí. A concessão da estrutura deve ser renovada em, no máximo, dois anos.
Noticias relacionadas
Relação com estruturas de Abu Dhabi também é promissora
Em Abu Dhabi, a comitiva esteve com diretores e professores da Higher Colleges of Technology (Faculdades Superiores de Tecnologia), onde foi proposto um acordo de cooperação entre os Emirados Árabes e o governo catarinense através de instituições como a Acafe.
“Essa faculdade sofreu uma grande transformação curricular há dois anos, passando a priorizar, além do ensino teórico, as ciências aplicadas para preparar os estudantes para o mercado de trabalho. Esta é uma bandeira que sempre defendo. Precisamos investir em cursos profissionalizantes, em mais tecnologia nas salas de aula e, assim, ajudar a criar novas oportunidades para nossos jovens”, comenta o deputado.
O intercâmbio de alunos e professores também foi tratado na reunião. Na sequência, o grupo seguiu para o fundo de investimentos Mudabala, onde foram apresentados projetos de infraestrutura para portos, aeroportos e ferrovias. “São pautas importantes para nosso desenvolvimento que precisam de financiamento ou investimento internacional”, destaca Lunelli.
O potencial turístico de Santa Catarina foi outro tema discutido, incluindo a possibilidade de um voo direto entre os Emirados Árabes e Florianópolis.
No dia seguinte, o grupo se reuniu com o Departamento Imobiliário e de Infraestrutura de Abu Dhabi, com a Câmara Comercial de Abu Dhabi e, ainda, com o reitor da Zayed University, Michel Allen.
A agenda ainda contou com uma reunião no Grupo Edge, especializado em tecnologias avançadas, e com uma visita à Mesquita Sheikh Zayed.
“Retornamos muito satisfeitos da viagem. Aprendemos muito e conseguimos apresentar todo o potencial que nosso Estado tem. Certamente, essa conexão resultará em excelentes negócios e parcerias”, completa Lunelli.