Lula e Bolsonaro apresentam empate para eleições de 2026, aponta pesquisas

data 14 de janeiro de 2025

Sem Bolsonaro na disputa, Lula lidera contra outros possíveis candidatos, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Nesta segunda-feira (13/01), o Paraná Pesquisas divulgou um levantamento sobre as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2026, mostrando um cenário de empate técnico entre o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que atualmente está inelegível. Segundo os dados, Lula possui 34% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 33,9%.

O estudo também incluiu o nome de Pablo Marçal (PRTB), que anunciou sua intenção de concorrer à Presidência em 2026. Marçal, que recebe 6,1% das intenções de voto, atrai uma parcela do eleitorado de direita.

Quando o nome de Pablo Marçal é retirado do cenário, Bolsonaro ultrapassa Lula numericamente, registrando 37,3% contra 34,4% do petista. No entanto, ambos continuam tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Esses resultados são semelhantes ao levantamento realizado em novembro de 2024, que indicava 37,6% para Bolsonaro e 33,6% para Lula.

A pesquisa foi realizada com 2.018 eleitores, distribuídos pelos 26 estados e o Distrito Federal, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%.

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente Jair Bolsonaro se sairia na frente, com 45,7% das intenções de voto, enquanto Lula teria 42,2%.

Sem Bolsonaro na disputa, Lula lidera contra outros possíveis candidatos, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Até o próximo ano, novos candidatos devem surgir, e o cenário poderá passar por alterações. Recentemente, o cantor Gusttavo Lima iniciou conversas com alguns partidos para concorrer à presidência em 2026. O União Brasil considera a possibilidade de lançar o cantor como candidato a vice ou presidente, dependendo de uma pesquisa eleitoral que será realizada pela sigla ainda neste mês.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia