Olá, pessoal, tudo bem? Você sabia que a fachada do seu prédio é o cartão de visitas do seu imóvel? Existe uma Norma NBR 5674 (2012) – Manutenção de Edificações que sugere que a cada três anos seja realizada uma verificação da fachada e, na sequência, uma lavagem completa. Essa preocupação é importante pois qualquer trinca e/ou desplacamento do revestimento pode refletir em futuras patologias. A aparência externa estética também é uma preocupação, pois as variações climáticas, como sol e chuva, mais a poeira presente no ar desencadeiam manchas indesejáveis nas fachadas.
Noticias relacionadas
Os cuidados antes de iniciar a lavação são importantes, como, por exemplo, a escolha da empresa que irá executar o trabalho. Prédios com mais de nove metros de altura necessitam, como exigência, andaimes e equipamentos de rapel, cumprindo as normas de segurança de acordo com a NR35. Outros detalhes são a respeito da fixação desses equipamentos ancorados ao prédio e o isolamento da área a ser lavada. Prédios com menos de nove metros permitem que o trabalho seja feito com cabos extensores e esponjas/escovas fixadas nas pontas.
Outros pontos a serem vistos é o tipo de material que compõe a fachada e o grau de intensidade da sujeira. Todo o cuidado é primordial com o produto a ser utilizado durante a limpeza: produtos mais abrasivos podem trazer manchas para os vidros e/ou elementos metálicos. Por isso, o recomendado é que seja um produto a base d’água para não ocorrerem danos à superfície. Para cada material da fachada, a escolha do produto mais adequado garante um resultado de qualidade.
Alguns exemplos importantes:
- Concreto ou alvenaria: acompanhados da pintura, por serem uma superfície mais porosa, a sujeira costuma impregnar mais no material. Por isso, os produtos mais indicados são os alcalinos, acompanhados de escovação e lavagem;
- Aço: trata-se de uma limpeza bem específica e exige conhecimento prévio do material. Fique atento ao tipo de acabamento, se fosco ou polido, para não riscá-lo durante a lavagem. O uso de produto alcalino é o mais indicado;
- Vidro: por ser um material nobre e de grande visibilidade quanto a manchas e sujeiras, o produto mais indicado é o detergente neutro acompanhado de uma esponja e/ou pano macio;
- Cerâmica: para um dos métodos mais populares de revestimento, o produto indicado é o alcalino, acompanhado de escovação e lavagem, cuidando sempre para não ocorrer o desgaste do rejunte durante o uso do hidrojateamento.
Porém, fique atento! O profissional escolhido deverá cuidar durante o uso do equipamento de hidrojateamento de alta pressão, pois se o mesmo for direcionado muito próximo de rejuntes pode removê-los, causando a perda de resistência das peças cerâmicas e desencadeando outras patologias.
Seguindo essas orientações, a fachada do seu prédio ficará mais preservada, aumentando dessa forma sua vida útil e contribuindo na prevenção de futuras patologias.
Qualquer dúvida a Soder Engenharia gerencia esse tipo de manutenção e fica à disposição.
Boa manutenção!!
