Noticias relacionadas
Um leitão com uma rara mutação, que lhe deu um “rosto humano”, nasceu em uma propriedade rural em Tanjay, nas Filipinas, no final de janeiro. O criador Alfredo Cardinas Jr. ficou surpreso ao ver o filhote e, ainda mais, ao ouvir seu choro. “Fiquei assustado quando o vi pela primeira vez. E ainda mais chocado ao ouvi-lo chorar. Parecia o choro de uma criança”, relatou ele ao Daily Star.
Infelizmente, o leitão sobreviveu apenas quatro horas. Os outros filhotes da ninhada nasceram saudáveis. A veterinária Christine Hope Dejadena afirmou que é raro apenas um filhote ser afetado por uma condição congênita e descartou qualquer possibilidade de cruzamento com outra espécie.
Possível Causa: Holoprosencefalia
Especialistas acreditam que o leitão sofria de holoprosencefalia, uma condição rara que prejudica o desenvolvimento do cérebro. O veterinário Aris Miclat sugeriu que a anomalia poderia ter sido causada pela exposição da mãe a produtos químicos ou pesticidas durante a gestação.
“Essa malformação congênita impede o prosencéfalo de se desenvolver corretamente, o que resulta em uma falha no desenvolvimento dos dois hemisférios cerebrais”, explicou Miclat ao portal Extra.